Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Mesmo sem risco de rompimento da barragem do Bezerro, Defesa Civil segue fazendo alerta a moradores

Publicado

em

Mesmo depois do volume de água da barragem do Bezerro ter reduzido mais de 63 cm nos últimos dias e o risco de rompimento cessar, há ainda o alerta para a população que reside nas proximidades da barragem. Além disso, apesar da redução, onze cidades da região norte do Estado continuam em alerta com risco de alagamento, devido as fortes chuvas.

De acordo com Vitorino Tavares, diretor estadual da Defesa Civil as famílias não estão orientadas a voltarem para suas residências. “A ordem é que as famílias continuem nos abrigos. O alerta ainda existe para 11 cidades da região norte do Piauí”, afirma o diretor.

Cerca de 15 mil pessoas que residem em áreas de risco de inundação estão sendo assistidas por órgãos estaduais e municipais. O alerta segue para os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras.

Segundo dados da operação de busca e salvamento, Cerca de 453 pessoas já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas. Na cidade de Batalha, outras 108 pessoas.

Em relação a Barragem do Bezerro, para o trabalho de restauração permanente da infiltração da parede da represa, o Idepi conta com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de mecânica especializada para este tipo de estrutura. Um laudo técnico deverá ser concluído ainda nesta quinta (12/04).

Publicidade

Nível dos rios

Ainda de acordo com Vitorino Tavares, o nível das águas dos rios Parnaíba e Poti ainda estão elevados e deixam sob alerta alguns pontos de Teresina e algumas de cidades, como Luzilândia e Miguel Alves.

Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil( Foto: Reprodução internet)
Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil( Foto: Reprodução internet)

“Os níveis das águas ainda estão elevados, mas de ontem para hoje o rio Poti diminuiu cerca de dois metros. Alguns pontos da capital estão em alerta, mas estão sendo monitorados e cidades como Luzilândia e Miguel Alves decretaram emergência por conta das fortes chuvas, que se continuar chovendo no mesmo ritmo dentro de 24 horas a cidade de Luzilândia poderá ser inundada”, explica Vitorino Tavares.

Alagamento (Foto: Reprodução internet)
Alagamento (Foto: Reprodução internet)

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS