Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Ministro da Cultura vem ao Piauí discutir novo modelo de gestão da Serra da Capivara

Publicado

em

O ministro da Cultura, Roberto Freire, estará em São Raimundo Nonato no dia 25 de janeiro para participar de um evento que vai deliberar sobre o futuro do Parque Nacional da Serra da Capivara. A ideia é discutir um novo modelo de gestão para a unidade de conservação e evitar as sucessivas crises financeiras, como as que ocorrem desde 2015.

Segundo a vice governadora Margarete Coelho antecipou, o evento vai reunir toda a cúpula do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério da Cultura e BNDES.

“Nesse encontro deverá ser assinado um acordo entre o Piauí, ICMbio, Iphan e a Fundação do Homem Americano, criando um novo compartilhamento na gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara para evitar possíveis crises, principalmente financeiras. Será um novo pacto, a Fundham continuará sendo o braço mais forte”, explica Margarete.

As tratativas para esse novo modelo de gestão começarão a ser discutidas em Teresina, no dia 23 de janeiro. “Teremos a primeira reunião no dia 23 de janeiro para tratar desse modelo de gestão e dia 24 desceremos todos para São Raimundo Nonato. O ministro chegará no dia 25. Serão várias rodadas de conversas, mesas redondas rediscutindo o parque, o turismo na região, a gestão, as pesquisas, enfim, colocar novamente o parque em destaque”, ressalta.

Com uma pequena calmaria nas finanças do parque, o evento servirá também para a assinatura de convênio visando a construção do Museu da Natureza. “O ano passado foi muito tormentoso para o parque: escassez de recursos, problemas  na gestão, instabilidade na parceria do ICMbio e a Fundham, entretanto, essa tormenta passou. Foram muitas conversas. Hoje nós temos a possibilidade de, no dia 25 de janeiro, em São Raimundo Nonato, em um grande evento, trazer para o nosso estado toda a cúpula do Iphan, ICMbio, Ministério da Cultura e o BNDEs, que vem para ultimarmos as providencias para iniciar a construção de mais um museu no entorno do parque, o Museu da Natureza”, declarou.

Publicidade

Outra possível fonte de recursos são os municípios no entorno da Serra da Capivara. O governo quer estudar parcerias para incentivar a participação do poder público local. “Tem que buscar essa parceria para que as escolas tenham aula de campo. Estamos trabalhando para o mundo conhecer o parque e ainda não fizemos o dever de casa”, concluiu.

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS