Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Morre arcebispo emérito de Teresina Dom Miguel Fenelon após 25 dias internado

Publicado

em

Faleceu às 16h desta quinta-feira (28) o arcebispo emérito de Teresina Dom Miguel Fenelon, aos 93 anos. Ele estava internado desde 3 de julho em um hospital particular de Teresina, após contrair uma pneumonia. O velório e sepultamento acontecerá na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro da cidade, a partir das 19h.

De Arquidiciose de Teresina corpo de Dom Miguel chegará à Catedral às 20h30. Segue-se com a primeira missa. Nesta sexta-feira (28), às 11h, haverá as exequias solenes e em seguida o sepultamento, dentro da própria catedral.

Dom Miguel foi durante 16 anos arcebispo de Teresina até o dia 21 de fevereiro de 2001. Seu episcopado foi marcado por importantes contribuições como o avanço das pastorais sociais. Ainda como Arcebispo Metropolitano fundou o Lar de Misericórdia, Lar da Fraternidade, Casa de Zabelê e Centro Maria Imaculada.

Histórico do religioso

Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1925, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde menino já queria ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza. Foi ordenado sacerdote aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948.

Ele fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.

Publicidade

Miguel foi padre no Ceará, atuando em paróquias do interior. Como professor lecionou no Seminário Maior de Fortaleza. Foi bispo auxiliar da capital cearense. Depois seguiu para o estado de Alagoas, em Maceió, e lá foi arcebispo coadjutor. Em 24 de novembro de 1976 tornou-se arcebispo de Maceió.

Embora de origem cearense, sempre revelou grande amor ao Piauí, especialmente por Teresina. Chegou em Teresina no ano de 1984 e tomou posse como arcebispo metropolitano em 6 de janeiro de 1985. Foi o quarto arcebispo de Teresina, e à frente da Arquidiocese ficou por 16 anos.

Ainda como Arcebispo Metropolitano fundou o Lar de Misericórdia, Lar da Fraternidade, Casa de Zabelê e Centro Maria Imaculada. Casas de abrigo e acolhida que até hoje servem a comunidade mais carente. Nas ações creditadas a ele para o fortalecimento da Igreja e reestruturação da Cúria , encontra-se ainda a criação do primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS