Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Nova lei permite soldado chegar a coronel na PM, diz Merlong

Publicado

em

A lei que reestrutura a Polícia Militar, quando aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), promete beneficiar a categoria como um todo. A avaliação é do secretário de governo, Merlong Solano, em entrevista ao Jornal do Piauí. O projeto está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e deve ser votado na próxima  terça-feira.

“Essa lei valoriza a base da PM. Ela abre espaço para a promoção de mais mil solados poderem chegar a cabo e cabo a sargento e tenente. Com essa lei, o cidadão que entrar na PM poderá chegar a Major. Hoje quem entra como soldado pode chegar até capitão, já quem entra como oficial pode chegar até coronel”, explica.

Merlong garante que o efetivo da PM deve aumentar também, graça a aprovação da lei. “A tendência é aumentar o efetivo da policia com o tempo. Com essa lei vamos chegar a 21 coroneis, nosso efetivo é de 6.000 homens”, afirmou.

Sobre a polêmica na lei que envolve o serviço de inteligência da PM, Merlong ressaltou que o atual serviço desempenhado pela Polícia Civil continuará a ser executado da mesma forma.

“A polêmica foi um mal entendido. Foi má fé de alguém que quer causar desentendimento entre as duas policiais. Não há proposição de retirar a inteligência da Policia Civil, mas a PM não é apenas um órgão de repressão. Ela já faz ações de inteligência desde a década de 70. Há um setor na PM que levanta informações. Vamos ter um coronel coordenando o sistema de inteligência da PM. Não tem nada de novo”, concluiu.

Publicidade

As declarações de Merlong irritaram o presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepi, Firmino Paulo. Em contato com o Cidadeverde.com, ele disse que se houve má fé na interpretação da matéria foi do próprio Executivo.

“Se houve má fé por que eles retiraram o artigo? A má fé partiu da própria mensagem do governo do Estado que inseriu um artigo totalmente inconstitucional. A Alepi tem que ter autonomia para analisar os projetos, não pode ser impostos pelo Executivo”, rebateu.

 

Cidade  Verde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS