Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Novembro Azul leva ações de prevenção ao câncer de próstata para 600 homens em Padre Marcos

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira,28, uma série de ações preventivas em alusão a Campanha Novembro Azul, que marca a luta contra o câncer de próstata e chama atenção  para importância da saúde do masculina.

O evento contou com a participação de 600 homens, que lotaram o  Centro Municipal de Saúde, onde uma equipe de profissionais com o intuito  de orientar e conscientizar público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principal estratégia de cura, realizaram diversos atendimentos voltados ao cuidado com a saúde do homem.

Na abertura,  o prefeito, Valdinar Silva, disse que o objetivo é alertar os homens, quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer do mundo, por isso o intuito dessa política é fazer com que os homens se previnam,  se conscientizem e cuidem mais  de sua saúde, pois,  tipicamente,  só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. E nosso foco é a prevenção”, explica o gestor.

Valdinar  enfatizou que informação tem um papel fundamental na prevenção, destacando a importância de disseminar as informações. Por fim, o gestor a agradeceu a colaboração dos profissionais de saúde na realização das ações e a grande participação dos homens que atenderam ao chamado e se fizeram presentes.

Antes de iniciar os atendimentos, foram realizadas duas palestras. A primeira palestra foi ministrada pelo médico, Igor Moura, que falou sobre como surgiu a Campanha Novembro azul, orientou sobre o exame do toque, desmitificando muitos mitos sobre o mesmo e  explanou sobre os sintomas do câncer de próstata alertando  sobre a  importância da prevenção e  do diagnóstico precoce.

Publicidade

O enfermeiro, Ronald Martan, em sua palestra, explanou sobre os hábitos importantes que devem ser adotados pelo homem para terem mais saúde, como ingerir alimentos saudáveis, praticar exercício e fazer exames periódicos. Ele  ainda alertou sobre as doenças que mais acometem os homens.

Durante o evento foram ofertados, gratuitamente,  um leque de atendimentos como exames de PSA, que detecta o câncer  de próstata, atendimentos com fisioterapeuta, nutricionista, dentista, psicólogo, enfermeiros e atendimento médico. Além de disponibilizar serviços  como corte de cabelo e barba.

A  campanha terá  continuidade no município. No dia 08 serão realizadas ações no povoado,  Riacho do Padre e no dia 09 na cidade, quando serão disponibilizados exames de ultrassom para os homens que tiverem alteração no PSA.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, a secretária de Administração Thuanny Mikaella, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, o secretário de Agricultura, Irmão Elton, o vereador, Irmão Adão, as  enfermeiras Concita Feitosa, e Milena Leal, a nutricionista Elaine Carvalho, psicólogo, Elias Benedito da Silva Júnior, odontólogo, Tássio Barbosa, bioquímico Lorivan, os agentes de saúde e demais funcionários da Secretaria de Saúde.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS