Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

OAB-PI lança aplicativo que visa combater caixa 2 nas eleições

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí lançou neste sábado (09) uma campanha de combate ao Caixa 2 nas eleições. O evento aconteceu pela manhã e foi conduzido pelo presidente da OAB-PI, Chico Lucas, e contou com a presença de advogados, magistrados procurador federal, representantes de movimentos sociais e da sociedade em geral.

O objetivo central da campanha é a participação da sociedade civil, que ajudará na fiscalização do caixa 2 de candidatos nas eleições deste ano. Por meio de um aplicativo, a sociedade poderá denunciar possíveis práticas ilegais dos candidatos durante os pleitos.

A OAB-PI também disponibilizou o link www.oabpi.org.br/caixa2 para onde devem ser feitas as denúncias, que podem ser anônimas. “Devemos começar a entender que não só o Ministério Público e a Polícia Federal devem ser os responsáveis pela fiscalização. O cidadão precisa perceber que a fiscalização deve partir dele, não vendendo o seu voto, por exemplo. Conhecer os programas dos candidatos é outro passo fundamental”, ressaltou o presidente da Ordem, Chico Lucas.

Já presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Thiago Sá, destacou que “o Comitê atuará diretamente para que a eleição aconteça da forma mais equilibrada possível e que não haja distorções na disputa do pleito ou abuso do poder econômico”.

Para usar o aplicativo e fiscalizar o pleito eleitoral, será necessário baixar o app no celular, computador ou tablet, realizar o cadastro (ou em forma anônima), denunciar qualquer tipo de prática irregular relacionada ao caixa 2 de candidatos. O programa está disponibilizado para celulares com a plataforma Android ou o sistema IOS da Apple.

Publicidade

As informações serão encaminhadas aos integrantes da Comissão da OAB-PI, que irão analisar a natureza das denúncias. Após a análise, se consideradas práticas prejudiciais à lisura das eleições, elas serão encaminhadas à Justiça Eleitoral do Piauí.

GPI

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS