Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

‘Outubro Rosa’: Vera Mendes promove grande mutirão de prevenção ao câncer

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, através da Secretaria de Saúde, promove o Dia ‘D’ do Outubro Rosa, uma ação de conscientização dirigida a toda sociedade, sobretudo, às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, os mais comuns entre as mulheres, e que, quando diagnosticado precocemente, oferece mais chances de um tratamento adequado e cura.

A cada edição, o movimento recebe uma adesão maior da população, que participa e apoia a ação. Segundo a secretária municipal de Saúde, Gardênia Oliveira, o Dia ‘D’ do “Outubro Rosa” já faz parte do calendário municipal de eventos com foco na saúde.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento!

Este ano, o destaque foi a participação da carreta da saúde, do “Programa Amigos do Peito”, onde foi possível realizar exames de mamografia e ultrassom de mama, beneficiando dezenas de mulheres com idade entre 50 a 69 anos, conforme recomenda o Ministério da Saúde. A carreta é ampla e moderna, equipada com consultório, dois mamógrafos e um aparelho de ultrassonografia.

DSC_0003

“A carreta do saúde era um sonho da nossa gestão. Nos anos anteriores nós fazíamos triagem durante o evento e encaminhávamos os pacientes para realizar os exames em Picos. Tinha toda uma logística, dependia do transporte, da disponibilidade das mulheres. Este ano, em parceria com o Governo do Estado, estamos ofertando os exames na nossa cidade e facilitando o acesso aos serviços de saúde”, disse. Para a gestora, a carreta está abrilhantando ainda mais o evento e ampliando o alcance da ação.

Publicidade

DSC_2823

Além da mamografia e ultrassom, na Unidade Básica de Saúde também foram realizados exames de Papanicolau, que previne outro tipo de câncer, de colo uterino, e deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. A ação contou com a participação de médicos, enfermeiros e acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Foi possível, ainda, realizar exames de glicemia capilar, que permite medir o nível de glicose no sangue e diagnosticar o diabetes, e atualizar cartão de vacina, com a imunização contra doenças como o tétano e a febre amarela.

Ao longo do dia foram realizadas diversas outras atividades com foco na saúde. Na quadra de eventos da Escola Municipal Maria Vitória, a educadora física, Cleomar Feitosa ministrou uma palestra com o tema “A importância da atividade física na prevenção ao câncer de mama”. Em seguida, ela coordenou atividades físicas. Também foram realizadas oficinas de Capoterapia, dança aeróbica, zumba e capoeira.

oficinas

Durante o evento, o prefeito Milton Oliveira realizou a entrega as chaves de um novo veículo para a Secretaria Municipal de Saúde. A conquista foi compartilhada entre os gestores e funcionários. O carro é um Volkswagen modelo Up e, segundo a secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, será utilizado no suporte da atenção básica das equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família, como também, para o transporte de pacientes que realizam tratamentos de saúde em outras cidades, como Picos e Teresina.

DSC_2809

Em meio às atividades, uma caminhada pelas ruas da cidade chamou a atenção da população em geral para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros cuidados com a saúde.

DSC_3032

Além de cuidar da saúde, quem participou do Dia ‘D’ recebeu brindes e presentes. O prefeito Milton comemorou o sucesso do evento. “Não basta apenas promover uma ação, é preciso que a população participe e seja beneficiada. E é isso o que tem acontecido com o Outubro Rosa. A cada ano mais pessoas participam. Isso comprova que a população tem entendido o nosso objetivo, que é trabalhar com a prevenção. Como diz o dito popular: ‘é melhor prevenir do que remediar’. Esse é o terceiro ano e nós pretendemos continuar no próximo ano, sempre alcançando um número maior e melhores resultados”, disse.

Publicidade

DSC_2929

A primeira dama e secretária municipal de Saúde explicou que a campanha tem início no dia 8 de março, quando o município comemora o Dia Internacional da Mulher, e se encerra no mês de outubro, com o Dia ‘D’. “É uma ação de grande importância para nosso município. Como tema já diz: é um compromisso da gestão com a saúde das mulheres veramendenses”.

O Dia ‘D’ contou com a participação do prefeito Milton, da primeira dama Gardênia, Layla Chaves, coordenadora estadual da Saúde da Mulher, dos secretários municipais, os vereadores Carlos Silva, Andreia Sampaio e Chiquinho de Adão, profissionais da Saúde e a população da sede e de 38 comunidades rurais.

DSC_2743

DSC_2754

DSC_2763

DSC_2767

DSC_2797

DSC_2914

DSC_2923

DSC_2908

DSC_2968

DSC_2976

DSC_2982

DSC_3007

DSC_3041

DSC_2906

DSC_2865

DSC_2970

DSC_2749

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS