Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pacientes em tratamento contra o câncer terão transporte grátis no Piauí

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (9) passa a funcionar o Sistema Estadual de Transporte Eletivo, que vai transportar de forma gratuita os pacientes em tratamento contra o câncer do interior do Piauí para Teresina. O serviço é somente pra quem faz as consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Ítalo Osires, secretário municipal da Prefeitura de Amarante e representante da Associação Piauiense de Municípios (APPM) nesta ação, pacientes de 29 cidades serão beneficiados com o transporte, que tem expectativa de atender 1.500 milhão. O Sistema de Transporte Eletivo será custeado pelos municípios e estado e funcionará de segunda à sexta-feira.

“Nosso objetivo é trazer o respeito ao usuário do SUS. Para o paciente ter acesso a este sistema de transporte, é necessário que ele pegue o encaminhamento com o médico da família e leve até a Secretaria Municipal de Saúde do seu município. Lá será agendado a consulta ou exame de alta complexidade para Teresina e automaticamente será gerado um bilhete de passagem, onde a pessoa fará o deslocamento de graça”, explicou.

Ao todo, 18 ônibus serão disponibilizados e devem fazer até 10 mil viagens por mês. As rotas do serviço já foram estabelecidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e devem deixar o paciente na porta do estabelecimento de saúde.

“O primeiro ponto de parada é o Polo de Saúde de Teresina, depois o Hospital Universitário (HU), redes credenciadas e os hospitais dos bairros. Esta é uma ação pioneira no estado e pretendemos expandir para Parnaíba após alguns estudos”, comentou o secretário.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS