Palestra abre aulas da Escola de Música em Jaicós
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 11/05/17

Palestra abre aulas da Escola de Música em Jaicós

Na manhã desta quarta-feira, 10, aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós, uma Palestra sobre Cultura. O Evento abriu as aulas da Escola de Música Camilo Lélis.

A palestra foi ministrada pela supervisora estadual do Cultura Viva, da Secretária de Cultura do Piauí, Gracivalda Albano, que antes de realizar as palestra visitou as instalações da Escola de Música do município.

Na solenidade de abertura, o Secretário de Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Degerson Lima, o Piti, agradeceu a presença de todos e ressaltou sua satisfação pela realização do evento.  “Esse é um momento impar, participamos da abertura dos trabalhos da Escola de Música, onde  a cultura de nossa terra dá um grande passo. Sabemos das dificuldades existentes, mais sabemos também que nossa querida Jaicós tem uma cultura forte  e diversificada, que precisa ser explorada e valorizada, e isso nós da estímulo para buscar cada vez mais  melhorias”, disse o gestor.

O Prefeito de Jaicós, Ogilvan Oliveira, O Neném de Edite,  falou sobre a importância do evento. “Jaicós é muito rico em cultura  e precisamos  explorá-la  ao máximo,   uma cidade centenária que tem muito para  mostrar,  só precisa de oportunidade,  de apoio, e isso estamos e vamos buscar,  apoio, parcerias com os órgãos estadual, para fazermos a diferença, fazermos a cultura acontecer em  nosso município”, declarou o prefeito.

Na palestra, Gracivalda falou sobre a história da  cultura e seus percalços, até alcançar um patamar de valorização, através reconhecimento de investimentos. “A cultura foi esquecida pela gestão pública, tanto a nível nacional, estadual e municipal, a cultura acontece, e existe até hoje, exclusivamente por determinação  do povo, é uma cultura de resistência, nos nossos interiores, onde as vezes, não chega nem energia, mais ela está lá, nas rodas de São Gonçalo , nos Reisado, nos festejos, nas contações de história. A partir de 2014 tentou se romper no Brasil essa segregação de  cultura como unidade, cultura é manifestação das ações de um  povo, então não existe cultura de elite, então ela  como um todo,  passou a encontrar caminhos que conseguisse quebrar essa segregação que foi imposta,  e  todo município por pequeno que fosse, teria  a oportunidade de participar  principalmente da capitação de recursos, para mostrar sua diversidade”, explicou.

Participaram também da palestra, o  coordenador estadual do Cultura Viva, da Secretaria de Cultura do Piauí, Roberto Saboia, a Secretária de Vigilância Sanitária, Aureni   Paiva, o Chefe de Gabinete, José Acelino, o presidentes da Câmara, Jessé Gonçalves, o músico Israel, os vereadores Divino Macedo, Francisca Rodrigues e Sirlene Lopes, a diretora da Escolinha Pequeno Polegar, e idealizadora do Ponto de Cultura de Jaicós, Rosângela Silveira, o Pastor José Francisco,  o Pastor Ednaldo da Igreja batista, Liliane Costa, da Pastoral da Juventude, dentre outros.

Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Governo atrasa repasse e prejudica funcionamento de entidades sindicais no Piauí

Os sindicatos se financiam em grande parte com a chamada contribuição sindical, que é recolhida pelo Governo do Estado e colocado em uma conta única, para depois repassar os valores

NOTÍCIA DESTAQUE

Governador articula com cientistas dos EUA base de controle de epilepsia no Piauí

Piauí deve sediar uma base de controle de epilepsia. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias, que retornou de viagem internacional nesta semana. Na agenda de caráter particular que

NOTÍCIA DESTAQUE

TCE julga representação contra Gil Paraibano nesta quarta-feira

Em sessão marcada para as 9 horas da manhã desta quarta-feira, 21, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), julgará uma representação do ex-prefeito de