Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pena do pais do bebê Caleb pode chegar até quinze anos de prisão, afirma promotor

Publicado

em

Após audiência de custódia, os pais do bebê Caleb foram soltos na última quinta-feira (19/07). O juiz Jorge Cley Martins Vieira entendeu que devido a insuficiência de provas coletadas até o momento da audiência, Ivanilson Oliveira Diniz e Alice Jovem de Souza poderiam aguardar o julgamento em liberdade.

Ivanildo e Alice são acusados de abandono de incapaz e maus tratos. Na hipótese de que as acusações de maus tratos e abandono de incapaz se confirmem, o casal pode pegar uma até 15 anos de prisão. Segundo a Promotoria de Justiça de Teresina, o processo judicial que envolve a morte de bebê de cinco meses pode demorar até um ano.

Em entrevista ao OitoMeia, o promotor titular da 21ª Promotoria de Justiça de Teresina, Luiz Rebelo, esclareceu diversos aspectos do processo judicial que envolve os pais do bebê de cinco meses morto na quarta-feira (18/07) após suspeitas de negligência.

Luiz Rebelo, 21ª Promotoria de Justiça de Teresina (Foto: Paula Sampaio/ OitoMeia)

FASES DO PROCESSO
A promotoria explicou à reportagem que a audiência realizada na quinta-feita (20/07) foi de custódia. “Qualquer suspeito preso em flagrante deve ser levado à presença da autoridade judicial, no prazo de 24 horas, para que esta avalie a legalidade e necessidade de manutenção da prisão”, pontuou o promotor. “Ivanilson Oliveira Diniz e Alice Jovem de Souza foram levados à audiência, onde o juiz entendeu que os indícios coletados até o momento eram insuficientes e eles poderiam aguardar o julgamento em liberdade”, finalizou.

Publicidade

Segundo a promotoria após a finalização do inquérito pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA), uma audiência de instrução será realizada. Nessa fase do processo o juiz ouvirá os argumentos das partes envolvidas e suas testemunhas para solucionar problemas antes de decretar a sentença final.

MEDIDAS PROTETIVAS ÀS CRIANÇAS
O promotor relatou ao OitoMeia que as crianças foram encaminhadas para o abrigo Reencontro no bairro Morada dol Sol na zona Sul de Teresina. “A prioridade imediata foi retirar as crianças da situação de vulnerabilidade social. Elas foram levadas ao abrigo e terão acompanhamento psicológico e assistência social”, pontuou.

Na hipótese de que seja comprovada as suspeitas de negligência e maus tratos por Alice e Ivanaldo, ocorreria a destituição do poder familiar, que significa a interrupção definitiva da guarda das crianças. Após esse processo eles serão encaminhados à casa de algum parente próximo.

MEDIDAS CAUTELARES
O casal teve liberdade concedida em audiência de custódia, após decisão do juiz Jorge Cley Martins Vieira. A soltura do casal foi dada sob a condição de medidas cautelares: ambos ficam proibidos de se ausentar ou deixar a cidade por um período de 15 dias. Ficam proibidos também de mudar de residências sem comunicação prévia à Justiça e não poderão sair a noite nem frequentar bares, boates e similares.

“Se eles não comparecem a qualquer audiência na qual sejam convocados, a prisão preventiva será declarada imediatamente”, explicou o promotor Titular da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, Luiz Rebelo.

Publicidade

Quando questionado sob a possibilidade do linchamento ao casal por parte da população, a promotoria relatou ao OitoMeia que não tem conhecimento dessas informações. “Se alguma ação contra os suspeitos for efetivada o Estado tomará as medidas cabíveis”, pontuou.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS