Pensão por morte será 60% do benefício quando houver um dependente
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 20/02/19

Pensão por morte será 60% do benefício quando houver um dependente

O Ministério da Economia confirmou nesta quarta-feira, 20, que a proposta de Reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso limita o valor pago na concessão do benefício de pensão por morte a 50% por família, mais 10% por dependente. Isso valerá para beneficiários do INSS e também para servidores públicos. Essa regra foi revelada ainda no dia 4 de fevereiro com exclusividade pelo Estadão/Broadcast.

Os porcentuais serão aplicados ao valor que o segurado recebia ou teria direito se fosse aposentado. Uma viúva sem filhos, por exemplo, receberia 60% do pagamento; se tivesse um filho, 70%; e se tivesse dois, 80%; até o limite de 100%.

Em caso de morte por acidente de trabalho, doenças profissionais e doenças do trabalho, o pagamento do benefício será sempre de 100%.

A proposta ainda limita a acumulação de aposentadoria e pensão ou de mais de uma pensão, desde que uma seja INSS e outra do regime de servidores, estabelecendo um desconto progressivo. O benefício de maior valor será recebido integralmente, e os demais sofrerão abatimento.

Nesse cenário, o pagamento do segundo benefício será de 80%, caso o valor seja igual ou inferior a um salário mínimo; 60%, caso esteja entre um e dois salários mínimos; 40%, caso esteja entre dois e três salários mínimos; e 20%, caso esteja entre três e quatro salários mínimos. Também será vedado o acúmulo de mais de uma aposentadoria pelo INSS.

 

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Paulistana

Capitão Felipe fala sobre prisão do trio que assassinou agricultor no interior de Acauã; veja novas imagens

O capitão Felipe, comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Paulistana, falou sobre a ação policial que resultou na prisão de três pessoas acusadas de envolvimento

NOTÍCIA DESTAQUE

Concurso abre 32 vagas no Piauí com salário até R$ 9 mil

A Rede Ebserh abriu concurso público nacional com 1.196 vagas para 35 hospitais universitários federais, além da sede da estatal vinculada ao Ministério da Educação. A novidade do concurso é

NOTÍCIA DESTAQUE

Ato cívico e missa marcam as comemorações do aniversário de 61 anos de Monsenhor Hipólito

O município de Monsenhor Hipólito, um dois mais antigos da região do Vale do Guaribas, aniversariou ontem dia 26. São 61 anos de história, desde a sua emancipação política, ocorrida