Pensão por morte será 60% do benefício quando houver um dependente
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 20/02/19

Pensão por morte será 60% do benefício quando houver um dependente

O Ministério da Economia confirmou nesta quarta-feira, 20, que a proposta de Reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso limita o valor pago na concessão do benefício de pensão por morte a 50% por família, mais 10% por dependente. Isso valerá para beneficiários do INSS e também para servidores públicos. Essa regra foi revelada ainda no dia 4 de fevereiro com exclusividade pelo Estadão/Broadcast.

Os porcentuais serão aplicados ao valor que o segurado recebia ou teria direito se fosse aposentado. Uma viúva sem filhos, por exemplo, receberia 60% do pagamento; se tivesse um filho, 70%; e se tivesse dois, 80%; até o limite de 100%.

Em caso de morte por acidente de trabalho, doenças profissionais e doenças do trabalho, o pagamento do benefício será sempre de 100%.

A proposta ainda limita a acumulação de aposentadoria e pensão ou de mais de uma pensão, desde que uma seja INSS e outra do regime de servidores, estabelecendo um desconto progressivo. O benefício de maior valor será recebido integralmente, e os demais sofrerão abatimento.

Nesse cenário, o pagamento do segundo benefício será de 80%, caso o valor seja igual ou inferior a um salário mínimo; 60%, caso esteja entre um e dois salários mínimos; 40%, caso esteja entre dois e três salários mínimos; e 20%, caso esteja entre três e quatro salários mínimos. Também será vedado o acúmulo de mais de uma aposentadoria pelo INSS.

 

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Dupla assalta oficina no Piauí e leva R$ 13 mil em produtos

Dois homens assaltaram uma oficina mecânica no bairro Pirajá, na Zona Norte de Teresina, por volta das 12h desta sexta-feira (1º). De acordo com 9º Batalhão de Polícia Militar, os

NOTÍCIA DESTAQUE

Assembleia e UFPI assinam contrato para realização de concurso com 41 vagas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themistocles Filho (MDB), e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatea Dantas, assinaram contrato para realização de concurso público da

Pio IX

Durante entrevista na TV Antena 10, em Teresina, prefeita Regina Coeli fala sobre avanços em Pio IX

A prefeita do município de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade, cumpre agenda administrativa na cidade de Teresina, nesta quarta-feira (20). Na capital do Piauí, a gestora pio-nonense concedeu