Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Perfuração desregulada de poços artesianos na região de Picos preocupa autoridades

Publicado

em

A perfuração de poços artesianos em Picos e região vem sendo realizado de forma desordenada há anos. A prática associada ao longo período de estiagem está acarretando na diminuição drástica do lençol freático.

“Na zona urbana de Picos muitas residências, hospitais e estabelecimentos comerciais perfuram poços. Infelizmente na zona rural a situação é mais deplorável, já recebemos denúncias de pessoas que possuem chácaras com dois ou mais poços em uma única propriedade”, disse o secretário de meio ambiente e recurso hídricos de Picos, Gláuber Silva.

Ainda de acordo com Gláuber no que diz respeito à fiscalização existe um impasse muito grande, uma vez que a secretaria municipal solicitou o pedido de licenciamento a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), porém, o município não foi autorizado a licenciar poços, pois o lençol freático pertence ao Estado.

“Não temos ainda essa competência, mas queríamos ter, para fiscalizar a escavação clandestina de poços e posteriormente regularizar os existentes. Esperamos que o Conselho Estadual de Meio Ambiente reveja nosso pedido ou então envie equipes de funcionários da SEMAR para realizar fiscalizações periódicas”, afirmou Gláuber.

Para perfurar um poço legalmente é necessário que se solicite uma autorização a SEMAR em Teresina, porém, a demora no processo, que pode levar até quatro anos é um dos principais motivos para a escavação clandestina.

Publicidade

INSTALAÇÃO DA SEMAR

A instalação de um escritório da SEMAR em Picos é uma cobrança antiga das autoridades municipais.

“Existem algumas coisas que não podermos fiscalizar e por também o IBAMA de Picos está praticamente sucateado, fica uma terra sem lei. O secretário Ziza Carvalho, afirmou que só existem 19 auditores para realizar fiscalizações em todo o estado”, explicou o secretário.

Além do combate a perfuração de poços de forma desregulada, a vinda da SEMAR ao município iria contribuir para o combate ao tráfico de animais, assim como dar o suporte necessário a secretária municipal meio ambiente e recurso hídricos.

Fonte: Picos40graus

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS