Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí contabilizou 169 casos de estupro até março deste ano

Publicado

em

Dentro da rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí dispõe de serviços de referência para as mulheres vítimas de violência sexual. Em Teresina, os atendimentos são realizados no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual(SAMVVIS), que funciona na Maternidade Dona Evangelina Rosa(MDER).

Em 2015, o Piauí registrou 467 casos de estupro. Até março de 2016, foram contabilizou 169 casos.

No interior do Estado, os atendimentos são oferecidos nos hospitais regionais de Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato. A gerente de Atenção à Saúde, Luciana Sena, conta que o “município de Pedro II está iniciando os atendimentos”.

A gerente explica ainda que é feita uma “parceria com os municípios no sentido de divulgar, ofertar e de atender e acompanhar os casos do estado”. Para tanto, o SAMVVIS conta com uma equipe multiprofissional composta por médico legista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo e assistente social. Luciana conta que o serviço também dispões de médico ginecoobstetetra e, caso seja necessários, “outros profissionais são referenciados na rede de saúde”.

Os serviços são porta aberta, funcionando 24h por dia.Para ter acesso, a mulher deve procurar esses locais de atendimento. “É importante ressaltar que o conceito de estupro mudou depois da lei de 12.015, de 07 de agosto de 2009, momento em qual passou a incluir também o ato libidinoso. Nesses casos, essas pessoas devem procurar os serviços até 72 horas e continuar o atendimento na rede”, disse Luciana.

Publicidade

Os serviços contam também com parceria da Secretaria de Segurança, pois estes concedem os médicos legistas para atendimento no próprio serviço de saúde. Os profissionais fazem o exame pericial e coleta de vestígios. A Secretaria da Saúde também oferece cursos de qualificação para os profissionais que estão no atendimento para identificação dos casos, manejo clínico e acompanhamento posterior.

Além disso, também é realizado o monitoramento dos serviços e articulação com os gestores dos serviços, objetivando melhorar a qualidade da assistência. Tipologia Violência sexual é a ação na qual uma pessoa em relação de poder e por meio de força física, coerção ou intimidação psicológica, obriga uma outra pessoa ao ato sexual ou que a exponha a interações sexuais que propiciem sua vitimização.

O Olho

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS