Piauí deve produzir 20 mil toneladas de peixes em 2018
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 02/05/18

Piauí deve produzir 20 mil toneladas de peixes em 2018

A piscicultura é uma das atividades do agronegócio que mais têm se desenvolvido nos últimos anos no Piauí. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), a produção piauiense atingiu 18 mil toneladas em 2017, com crescimento de 5,9% sobre o ano anterior, ocupando o 3° lugar de maior produtor no Nordeste. Neste ano, o estado deve produzir cerca de 20 mil toneladas de pescado, destes, 12 mil serão produzidos na barragem de Boa Esperança, município de Guadalupe.

Para o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Coordenação de Aquicultura e Pesca (CAP/SDR) do Piauí, Luciano Sousa de Brito, o crescimento do estado no que diz respeito ao aumento da produção, é fruto de parcerias entre governo do estado e instituições que juntos, divulgam e incentivam pequenos produtores e empresários.

“Esse crescimento da área da produção se deve basicamente a divulgações e a eventos, têm muita gente apoiando esse setor e que vem nos ajudando na produção da aquicultura. Um outro ponto muito importante referente ao crescimento é em função da migração dos piscicultores do Ceará, que estão produzindo Tilápia em tanques-rede no lago de Boa Esperança, em associação com empresários do próprio estado, com produção destinada principalmente ao mercado de Fortaleza”, comenta o diretor.

De acordo com Luciano Brito, a barragem de Boa Esperança, deve produzir, em 2018, cerca de 12 mil toneladas de pescados. Para o diretor, a piscicultura vem crescendo no Piauí, porém o estado poderia ser melhor nessa atividade com a mudança da legislação ambiental, a conscientização e a profissionalização dos produtores.

“A produção vem crescendo mesmo com as dificuldades financeiras pelais quais o país passa. Entretanto, ainda contamos com gargalos que dificultam o acesso de mais mini produtores, como licenciamento ambiental, que limita o crédito”, destaca.

Entretanto, o governo vem investindo no setor por meio de subsidio de energia elétrica para piscicultores cedido pelo governo, grande seminário estadual de Aquicultura que passou a taxar o peixe importado de outros estados e organização de reuniões e discussões da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Piscicultura do Piauí.

Fonte: Meio Norte | Foto: reprodução

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Bancos terão de destinar mais R$ 6 bilhões para pequenos produtores

Os bancos terão de destinar mais R$ 6 bilhões dos depósitos à vista e da poupança rural para pequenos produtores rurais, definiu hoje (31) o Conselho Monetário Nacional (CMN). Os

NOTÍCIA DESTAQUE

Campo Grande do Piauí realiza o II Festival Junino e evidencia a cultura local

Promover e valorizar a cultura popular, resgatar e preservar valores e tradições juninas do município, além de proporcionar momentos de alegria e animação aos campo-grandenses e visitantes. Esses foram alguns

Picos

Policiais Civis paralisarão atividades em Picos

Policiais da Delegacia Regional da Polícia Civil de Picos irão paralisar suas atividades por 24 horas, em decorrências das condições de trabalho que enfrentam. A paralisação começa às 00h00 desta