Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí é ‘top-10’ entre os estados com maior número de incidência de raios no Brasil

Publicado

em

Um novo levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) usou uma nova metodologia, mais precisa, para saber quais municípios e Estados são mais atingidos por raios. O Piauí entra na 9ª colocação entre os Estados.

O ranking, divulgado pela Folha de São Paulo, mostra que Tocantins é o Estado brasileiro com maior densidade de raios –isto é, mais eventos por área, com o total de 19,8 raios por km² ao ano.

Na sequência aparecem Amazonas e Acre (15,8 raios/km²/ano), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso do Sul (11,1), Roraima (7,9) e o Piauí (7,7). São Paulo vem em seguida, com 5,2 raios/km²/ano.

A cidade mais atingida por Raios no país é Santa Maria das Barreiras, no Pará, com 44,3 raios/km²/ano. Em Teresina, a densidade de descargas é de 9,0 por km²/ano. Quando o assunto é morte, quem vai pior são habitantes de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, onde há a média de 0,84 de mortes por ano por causa dos raios.

Os novos equipamentos da rede BrasilDAT e uma nova metodologia de análise “permitirão em cinco anos o mapeamento da incidência de descargas no país com uma resolução entre 2 e 3 km. Poderemos saber em quais bairros de uma cidade ocorrem mais raios”, diz Osmar Pinto Junior, do Elat. A expectativa é que a nova rede detecte 99% dos raios no país.

Publicidade

A explicação de por que alguns lugares são mais atingidos ainda não é definitiva, mas o estudo detectou que boa parte das cidades que sofrem com raios na região Norte ficam próximas de rios, indicando que a umidade pode ser um fator importante. Outros que parecem envolvidos são os fenômenos climáticos El Niño e La Niña,

Todos os anos o Brasil é atingido por quase 80 milhões de raios. Destes, 300 atingem pessoas, com letalidade de um a cada três casos.

Fonte: Oito Meia

Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS