Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí possui 40 prefeituras que não pagam conta de energia alegando crise

Publicado

em

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) confirmou, nesta quarta-feira (27), que 40 cidades do Estado estão com problemas financeiros junto à Eletrobras. Por conta disso, várias prefeituras tiveram o fornecimento de energia cortado. O caso mais recente aconteceu em Redenção do Gurgueia, localizada a 691 km ao Sul de Teresina.

Para o presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que o problema com a empresa é sério e precisa ser resolvido. No mês passado uma audiência no Procon discutiu a inadimplência das prefeituras.

“A Eletrobras é um problema muito sério para os municípios. É um produto necessário para o funcionamento da administração pública municipal e por muitos motivos ocorrem esses problemas”, afirmou.

Segundo ele, são muitos os problemas financeiros das prefeituras, o que termina por afetar o pagamento de obrigações das administrações municipais. “O problema financeiro que as prefeituras passam atualmente envolve a questão de precatórios, encargos e, por conta disso, muitas vezes elas não têm condições de pagar e terminam sofrendo sequestro da conta feito tanto pela Justiça como pela própria receita”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

A solução, pelo menos para evitar o corte imediato da energia, seria um parcelamento da dívida junto à empresa. “O que a gente pede é que quando o gestor comprova a dificuldade de efetuar o pagamento, a Eletrobras faça o parcelamento e negocie esses problemas”, ressalta Leal, reafirmando que todos os gestores já foram orientados a negociar.

Publicidade

“A gente orientou os prefeitos que, antes que ocorra o corte por parte da Eletrobras, que procure a empresa para tentar resolver, mas os prefeitos reclamam muito que as obrigações da Eletrobras também não são cumpridas”, declarou.

De acordo com o presidente da APPM, 100% dos municípios têm problemas com a Eletrobras em relação ao fornecimento de energia. “São gambiarras que não são resolvidas, programa Luz Para Todos que está praticamente parado, dentre outros. A gente tenta melhorar essa relação com a Eletrobras. Eles cobram os direitos e deixam a desejar nas obrigações”, concluiu.

Durante toda a tarde desta quarta-feira (27), o Cidadeverde.com tentou ouvir a Eletrobras sobre a situação, mas não obteve retorno.

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS