Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí registra primeira morte por febre chikungunya, confirma Sesapi

Publicado

em

O Piauí registrou a primeira morte em decorrência da febre chikungunya. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) no fim da manhã desta quinta-feira (8). A confirmação do óbito só foi possível depois que o caso passou mais de um mês sendo investigado e após realização de exames laboratoriais.

Segundo a gerente de vigilância em saúde da Sesapi, a vítima seria um jovem de 26 anos que morava no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina. Conforme o órgão, somente este ano foram registrados 2.214 casos suspeitos e 948 casos confirmados por exames de laboratório.

“Nós temos um caso confirmado laboratorialmente por febre chikungunya. Era um paciente residente em Teresina”, disse Miriane Araújo.

O boletim epidemiológico aponta ainda que no Piauí foram registrados mais de 5 mil casos de dengue. Um número 31% menor que o registrado no ano passado. Mesmo assim, os dados ainda preocupam. Além disso, foram registrados 188 casos de crianças nascidas com microcefalia, sendo que 95 foram confirmados e dois deles têm relação com o Zika Vírus.

Para tentar educar e sensibilizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, no sentido de eliminar possíveis criadouros do vetor das doenças Zika, dengue e chikungunya, mais de 25 mil kits com revistas em quadrinhos e jogos de tabuleiro serão distribuídos.

Publicidade

“As cartas elas enfatiza a eliminação dos focos, os possíveis locais de acúmulo de água. No jogo, temos várias demonstrações desde depósitos, entulhos e terrenos baldios”, disse a gerente.

Pelo menos 33 municípios piauienses selecionados pelo órgão de saúde levando em conta o índice de infestação da doença. Os kits serão entregues em escolas públicas a crianças entre 7 e 11 anos de idade.

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS