Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí relembra os 195 anos da Batalha do Jenipapo com homenagens e encenação

Publicado

em

Nesta terça-feira (13) foram comemorados os 195 anos de aniversário da Batalha do Jenipapo, uma das batalhas que fizeram parte da luta pela Independência do Brasil. As comemorações pela passagem da data aconteceram na cidade de Campo Maior, localizada a 78 quilômetros ao Norte de Teresina.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), destacou que há mais de uma década o Piauí faz questão de homenagear os heróis do Jenipapo. “A homenagem de agora é para os heróis do presidente. É uma homenagem em vida àqueles que se destacam na sociedade piauiense”, ressaltou o governador

Atores profissionais e amadores encenam Batalha do Jenipapo (Foto: Reprodução)

Atores profissionais e amadores encenam Batalha do Jenipapo (Foto: Reprodução)

As comemorações começaram com solenidades religiosas, seguidas de desfile Cívico Militar e da encenação da Batalha do Jenipapo. Este ano se comemoram os 20 anos da representação teatral da batalha. A programação foi encerrada com a outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, feita pelo Governo do Estado, e a outorga da Medalha “Heróis do Jenipapo”, uma iniciativa da prefeitura do município.

Foram agraciados com as insígnias personalidades de vários setores da sociedade piauiense. Entre as agraciadas está Maria José da Costa, filha de agricultores. Conhecida como Maria Kazé ela começou a trabalhar na roça aos nove anos e formou-se em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal da Paraíba, com Mestrado em Geografia. A agraciada também é militante e integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Maria Kazé foi uma das agraciadas com a medalha Mérito Renascença (Foto: Reprodução)

Maria Kazé foi uma das agraciadas com a medalha Mérito Renascença (Foto: Reprodução)

Luta na Independência do Brasil

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS