Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí terá período chuvoso menos intenso que o de anos anteriores

Publicado

em

O período de calor intenso e baixa umidade relativa do ar, característico dos quatro últimos meses do ano, já chegou ao fim. Conhecido no Piauí como B-R-O Bró, as altas temperaturas que comumente são registradas entre os meses de setembro e dezembro já deram lugar a um clima mais ameno, com o início do período chuvoso iniciado esta semana. É o que afirma a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sônia Feitosa.

“Podemos considerar que as chuvas que caíram esta semana no Piauí já sinalizam o início do período chuvoso. O B-R-O Bró, que tanto desconforto traz aos piauienses, acabou, e a partir de agora teremos temperaturas mais baixas e a umidade do ar aumenta, ficando entre 45% e 60%”, diz a meteorologista.

Ainda de acordo com Sônia Feitosa, o período chuvoso, que vai de dezembro deste ano a maio de 2017, deve ser menos intenso que o observado nos últimos anos. E o que explica este fenômeno é a atuação de duas zonas de convergência (locais de interação entre ventos). A primeira delas é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que favorece um volume maior de chuvas no sul do Estado.

A Zona de Convergência Intertropical atua sobre o centro-norte do Piauí, e deve provocar menos chuvas que as que cairão sobre a região sul, influenciada pelo aquecimento das águas do oceano atlântico. “As precipitações vão se intensificar a partir do mês de fevereiro de 2017, em Teresina e nas cidades do centro-norte. Até lá, teremos chuvas isoladas e abaixo da média”, conclui Sônia Feitosa.

 

Publicidade

Portal AZ

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS