Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauiense filho de gari conclui doutorado em geografia

Publicado

em

Nascido em Santo Antônio de Lisboa, Francisco Denílson Santos de Lima, filho do gari José Francisco e da dona de casa Maria de Fátima, enfrentou grandes desafios na infância.  Mas aos, 30 anos, concluiu seu doutorado em geografia e  teve sua tese de doutorado aprovada na última segunda-feira, 04. O seu trabalho retratou a violência e medos urbanos e foi aprovado de forma unânime pela banca examinadora.

Denílson mudou-se ainda aos três anos de idade para a cidade de Francisco Santos, onde teve sua infância dividida entre a escola e o trabalho, quando na companhia do pai vendia limões, feijão e milho para ajudar na renda familiar.

Aos oito anos, o piauiense teve a primeira grande perda de sua vida, quando sua mãe foi violentada e assassinada de forma brutal.

Na adolescência começou a trabalhar na promoção de eventos como concurso de beleza que movimentavam a região de Picos. Aos 18 anos, mudou-se para Campina Grande (PB), após ser aprovado no vestibular de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além dos sonhos, Denílson levava na mala apenas a quantia de R$ 230,00. Ao chegar à cidade dormiu as primeiras noites na rodoviária, até conseguir uma vaga na residência universitária, onde morou três, dos quatro anos de curso.

Durante sua formação, trabalhou voluntariamente nos cursinhos pré-vestibulares solidários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) entre 2005 e 2008, onde conseguiu suas primeiras experiências na área da docência.

Publicidade

No final de 2008 formou-se em Geografia, e logo em seguida  foi aprovado no mestrado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seus seis primeiros meses de curso em Recife enfrentou mais uma perda, a morte da sua tia Socorro, a sua segunda mãe. Após defender sua dissertação de mestrado em 2011, Denílson voltou ao Piauí e atuou em instituições privada de Picos, logo em seguida foi aprovado concurso para professor substituto da Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto, em Teresina, onde atuou durante o ano de 2012.

Em 2013 realiza os seus dois maiores sonhos: é aprovado em 1º lugar no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) e entre os primeiros lugares na seleção de doutorado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, consagrada recentemente como a melhor e maior universidade do Norte e Nordeste do país, segundo o levantamento da realizado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, que divulga anualmente um ranking mundial e regional. Já no ano de 2014, perdeu seu pai vítima de câncer de próstata.

Após concluir o doutorado em geografia. Em sua página pessoal no Facebook, o piauiense ofereceu a conquista ao seu pai:

“Pai, a cada conquista alcançada em minha vida o senhor vibrava, sendo o meu maior torcedor. Lamento a sua ausência, pois sei o quanto te faria feliz a realização deste sonho. Pai, você foi o meu melhor trabalho acadêmico! Não há artigo, monografia, dissertação nem tese que supere os seus ensinamentos! As suas palavras e atitudes fizeram-me o homem que sou hoje. A sua gentileza, simplicidade, humildade, honestidade e otimismo serviram-me de inspiração para buscar o humanismo além da racionalidade, a compaixão além da inteligência, a solidariedade além de recursos materiais. Essa vitória é dedicada ao senhor!”

Picos40Graus

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS