Connect with us

Campo Grande do PI

Plenária debate a saúde como direito e o fortalecimento do SUS em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Com foco na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde-SUS, o município de Campo Grande do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira, 08, sua I Plenária de Saúde.

O evento foi realizado na Câmara Municipal promovido pela Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. A Plenária reuniu autoridades, profissionais de saúde, usuários, dentre outros segmentos da sociedade civil.

Com o tema  “Garantia de direito à saúde a  partir do aprimoramento e fortalecimento do SUS”, a Plenária tem como  objetivo  ser um espaço para a mobilização social impulsionadora da reflexão e formulação de avanços, desafios e prioridades necessárias para garantia de financiamento  adequado e suficiente para o SUS, bem como, avaliar a situação  de saúde  e elaborara proposta  com ampla participação da sociedade.

A presidente do  Conselho Municipal de Saúde, Rosimeire  Lima,  abriu o evento. “ Este é um momento em que discutiremos os problemas da saúde local e buscaremos identificar as prioridades e demandas. Queremos garantir que estamos no caminho certo para atender os anseios e as necessidades a população. Este é um espaço democrático de fundamental importância para construção e continuação das políticas públicas  de saúde, seguindo os princípios da equidade, universalidades e da integralidade”, disse.

O prefeito de Campo Grande do Piauí, João Batista de Oliveira, o Baiá, agradeceu a participação de todos e destacou a importância do evento para promoção de políticas públicas que atendam as demandas locais. “Esse é o momento de debater, de trazer ideias, avaliar e identificar o que está funcionando bem e o que precisa melhorar. É importante  buscar contemplar os usuários nas diretrizes que são executadas pela saúde, e para isso é fundamental ouvir os anseios da população”, disse.

Publicidade

O gestor ainda relatou sua preocupação com o futuro do SUS. “A preocupação em relação a saúde, é a nível nacional, por que tem uma LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), no Congresso para ser votada, e a oposição se cala, o governo está focado apenas na previdência, e não sabemos o que vai aconteceu com o SUS futuramente,  estamos em um cenário de incertezas, mais como gestor deste município vou fazer minha parte e torcer para que as coisas melhorem, principalmente,  para o usuário que é quem mais precisa”, pontou  Baiá.

O secretário de Saúde, Wilson Marcelo, destacou a importância da plenária como forma de mobilizar e estabelecer diálogos com a população do município a partir das necessidades da saúde local.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foi realizada a palestra magna ministrada pela enfermeira, Luciana Sales, que abordou o tema central do evento, quando explanou dentre outros pontos, sobre  o SUS e seus princípios.

Em seguida,  os participantes foram divididos em grupos para debater os eixos temáticos – Democracia e saúde como garantia de acesso e atenção básica, educação permanente em saúde para melhoria do atendimento nos serviços de saúde, cidadania e participação efetiva, que nortearam os trabalhos em grupo. As propostas foram apresentadas para a plenária, debatidas e aprovadas pelos delegados.

Dentre elas,   mas recursos para a saúde para aquisição  de automóveis e contratação de profissionais de saúde,  mudar a forma de agendamento de atendimento sociais sendo mais eficazes para facilitar o acesso da população, investir em campanhas preventivas e educativas,  realizar atividades preventivas e de promoção à saúde sobre temas abrangentes e globais com o objetivo de melhorar o atendimento das pessoas e consequentemente a qualidade da saúde do município,  aprimorar a fiscalização dos recursos municipais de saúde para que sejam usados de acordo com a destinação pré-determinada, desenvolver atividades de maneira a colocar a população como o autor principal das ações de saúde o responsabilizando pela melhoria da sua qualidade de vida, e outros.

Publicidade

Na ocasião, foram eleitos os delegados que irão representar o município na 16ª Conferência Nacional de Saúde, com a atribuição de levar as diretrizes local para o melhoramento do SUS.

Participaram ainda do evento, a secretária de Educação, Anazilda de Jesus, o secretário de Administração, Edson Oscar,   o enfermeiro  Átila a Araújo os vereadores, Martinho Belchior , Eliane Bezerra e Zé Arnaldo.

 

Veja fotos:

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS