Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeito de Vera Mendes promove 11ª audiência pública de prestação de contas de sua gestão

Publicado

em

Atendendo o que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito de Vera Mendes, Milton Oliveira, que é comprometido com o gerenciamento dos recursos públicos realizou juntamente com seu secretariado a 11ª Audiência Pública de prestação de contas de  sua gestão.

A ação aconteceu na Câmara Municipal nesta terça-feira, 19, e foi aberta pela secretária de Educação, Elisângela Marques.  Em seguida, os gestores apresentaram a situação financeira de cada pasta e as ações desenvolvidas julho a dezembro de 2018.

O assessor contábil de Vera Mendes, Edivaldo Fontes, fez uma explanação sobre o balanço geral do município, apresentando as receitas e as despesas do último semestre  do ano anterior.

O assessor, explicou que o prefeito Milton Oliveira cumpriu com os todos os limites constitucionais.  Segundo ele, em Educação foram investidos  32,78%, quando o mínimo previsto é de 25%, com Fundeb foram investidos 73,42%. Para o Fundo da Saúde, o mínimo previsto é de 15%, e foram gastos  os recursos corresponde a 16,21%. A administração, também, cumpriu com os gastos com pessoal e encargos sociais, com 44,00%, cujo limite é de 54%.

A secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, apresentou um relatório completo de todas  as ações específicas realizadas na pasta, citando números de atendimentos, procedimentos, investimentos, campanhas, capacitações, entre outras, que contém informações referentes a toda movimentação  promovida no período.

Publicidade

Segundo ela, Foram realizados um total de  1.115 avaliações, 54 atividades coletivas, 66 consultas odontológicas,  16. 646 procedimentos, 221 pequenas cirurgias, 1.497 administrações  de medicamentos, 567 testes rápidos, 658 procedimentos de saúde bucal, 3.642 visitas domiciliares,7.496, relatórios de acompanhamentos, 1.270 tipos de acompanhamentos, 1.147 buscas ativa e 64 encaminhamentos para  tratamento em centros de saúde fora do município.

Como também a realização de diversas campanhas, a Semana do Bebê,  aquisição de ambulância de caminhonete para pasta, inauguração de uma Unidade básica de Saúde, entrega de uniformes e confraternização para os funcionários.

Segundo Elisângela Marques, secretária de Educação, o município tem 6 escolas, com 850 matriculados,  e 17 programas. E desenvolveu ações como a Jornada Pedagógica, Fórum do Selo Unicef,  passeio com os professores para  Fortaleza-CE, Sarau Literário, realização de competições esportivas para alunos e campanhas, além de confraternização com funcionários e a formatura do ABC.

Dois pontos destacados pela gestora, foi a conquista de uma menção honrosa na OBMEP de 2018, para um  aluno da rede municipal,  e a nota de 5.1 do IDEB, onde a educação do município avançou significamente, ultrapassando a meta prevista  para o ano de 2021.

A secretária de Assistência Social, Andreia Sampaio, também apresentou as ações da pasta, quando explanou sobre os serviços ofertados tanto pela Secretaria, como pelo CRAS. A pasta tem 1.081 famílias cadastradas no CadÚnico e 74 benefícios do BPC.

Publicidade

De acordo com ela, ao todo foram 567 atendimentos, 535 famílias acompanhadas, 16 visitas domiciliares e 26 reuniões de grupos. Além da entrega de cestas básicas, kits de enxoval e carteiras do idoso, e a aquisição de ar-condicionado e um armário.

A secretária também listou os eventos promovidos, dentre confraternizações, com os adolescentes e idosos, projeto Gestação Feliz,  campanhas temáticas, participação no aniversário da cidade e  uma confraternização com os  funcionários da pasta.

A controladora interna, Fernanda Silva, representando a secretária de Administração, Rayfrânia Nascimento, explanou sobre as ações desenvolvidas, onde citou a sanção de diversas leis municipais, aquisição de  bombas para poços de diversas localidades na zona rural e a adesão ao garantia safra.

A gestora citou, também,  a manutenção da iluminação pública,  calçamento de  ruas, e a recuperação  de estradas e a realização do aniversário da cidade com ampla  programação.

Para o prefeito Milton Oliveira,  a realização da audiência pública representa o compromisso que a atual administração tem para com o povo. “Para mim é uma satisfação realizar  este momento onde mostramos que os recursos estão sendo aplicados de forma correta, demostrando nosso comprometimento e  transparência”, disse.

Publicidade

Milton agradeceu a cada secretários e aos funcionários que tem feito a administração ‘Trabalho e Cidadania, quando frisou que a contribuição de todos tem essencial para o desenvolvimento da gestão. Por fim o gestor disse que continuará trabalhando com determinação e buscando melhorias  para desenvolver  mais o  município.

 

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS