Connect with us

Geminiano

Prefeitura de Geminiano promove I Encontro Intersetorial do programa Bolsa Família

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Geminiano, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no último sábado, 09, o I Encontro Intersetorial  do programa Bolsa Família, cujo o objetivo foi informar e orientar a população sobre o funcionamento do referido programa de transferência de renda.

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Deputado Mussa Demes e reuniu centenas de beneficiários de programas sociais do Governo Federal.  O  Bolsa Família,  injeta  mensalmente no município de Geminiano  R$ 233. 384, 00,  aquecendo a economia local.

Na abertura do Encontro, a secretária de Assistência, Maria Helena,  disse que a finalidade do evento é levar informações aos beneficiários. “Nos organizamos para trazer  o coordenador estadual para esclarecer sobre o bolsa família onde os beneficiários terão a chance de fazer questionamentos, tirar dúvidas e conhecer os critérios do programa”, disse.

Na ocasião, a gestora informou que atualmente 1.688 famílias estão cadastradas no Cadastro Único (CadUnico) e destas 1.134  são beneficiárias do programa Bolsa família.

Se pronunciaram também, o presidente da Câmara de vereadores de Geminiano, Francisco Antão e a secretária de Planejamento, Mazé Campos.

Publicidade

O encontro foi ministrado pelo coordenador do Programa Bolsa Família no Estado do Piauí, Roberto Oliveira, que explanou sobre diversos pontos, como o Cadastro Único e a importância da atualização cadastral, os tipos de benefício do Bolsa Família e os respectivos critérios para participar, além das condicionalidades, ou seja, os deveres das famílias beneficiárias quanto a educação  e a saúde.

Segundo informou Roberto, o  programa no  município, além do impacto social,  também tem um impacto financeiro muito forte. “Anualmente, o bolsa família injeta mais  de 3 milhões de reais em Geminiano, é um impacto financeiro muito grande, então a gente luta e trabalha para fortalecer mais essa política e melhorar a focalização do programa para que mais famílias sejam beneficiadas”, explicou.

O coordenador também fez um alerta para famílias que não se enquadram no perfil do programa. “É  importante alertar aqui as famílias sobre o desligamento voluntário do programa. As famílias que estão fora do perfil que continuarem ou derem informações erradas no cadastro poderão sofrer sanções como devolução de recursos”, frisou ele, que informou, que  possivelmente 29 famílias do município, correm o risco de devolver recurso público.

Ele destacou a importância das famílias procurarem o CRAS, tanto para buscarem informações sobre programas sociais, como atualizarem seus dados para estarem dentro do perfil do Bolsa Família de forma correta. Roberto, em sua palestra também focou nas orientações e instruiu  como proceder para evitar o cancelamento,  e em  casos que famílias forem chamadas para prestarem algum tipo de informação, que saibam quais as implicações do não fornecimento ou fornecimento de informações falsas.

Por fim, ele informou sobre outros programas  e serviços sociais que as famílias podem ser incluídas, como minha casa minha vida, o tarifa social, o ID Jovem, Carteira do Idoso, programa da Emater, entre outros.

Durante  palestra, equipes CRAS percorriam a quadra para que as pessoas pudessem tirar suas dúvidas. Também foram entregues panfletos informativos sobre o funcionamento do programa no município.

Participaram também do evento, o chefe de gabinete Danilo Sampaio, representando o prefeito Erculano Carvalho, a secretária de Planejamento, a secretária de Agricultura, Eufrásia Nascimento, a vereadora Genilda Moura, e toda a equipe do CRAS  e Assistência Social.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS