Connect with us

Inhuma

Prefeitura de Inhuma promove evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher; veja fotos

Publicado

em

Dezenas de pessoas participaram na noite deste sábado (23), do evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, realizado no Mercado Público, na cidade de Inhuma.

Promovido pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Silva Júnior, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias que compõem a administração municipal, a roda de conversa teve como objetivo discutir sobre políticas públicas femininas e os reflexos da reforma da previdência para mulheres.

O prefeito Silva Júnior, na oportunidade parabenizou a mulheres pela data de 08 de março e reafirmou a valorização, dando ênfase às lutas diversas e as conquistas, como merecedoras de iguais direitos.

“Esse evento de hoje nós fizemos para homenageá-las. Quero parabenizar todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, especialmente à todas as mulheres de Inhuma. Entretanto, devemos reconhecer o quão importantes vocês são e, reconhecer acima de tudo, o valor que têm. Nós da administração municipal sempre vamos apoiá-las e estaremos a disposição para o que precisarem. Parabéns a todas as mulheres!”, parabenizou o gestor municipal.

discussão foi presidida pela advogada e conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Andreya Macêdo, juntamente com a presidente da OAB-Subsecção de Valença, Martalene dos Anjos e a advogada, secretária de Saúde de Inhuma e primeira-dama, Maxshuellma Rufino.

Advogada Martalene dos Anjos, primeira-dama Maxshuellma Rufino e conselheira federal, Andreya Macedo

Em discurso, a palestrante, Andreya Macêdo, destacou avanços, como o direito a licença maternidade e igualdade de gênero embasados na Constituição Federativa de 1988. A conselheira ressaltou também a respeito das tipificações que definem violência física, psicológica e doméstica, retratando também sobre o pouco espaço de poder nos setores da sociedade, bem como a reforma da previdência. Para ela, é merecida a aposentadoria para mulheres com idade de 55 anos, devido ao trabalho profissional e a duplicação da jornada por conta do labor de casa.

Publicidade

“A desigualdade entre homens e mulheres é existente e não há como questionar isso. A mulher tem jornada dupla porque além do trabalho profissional existe ainda o cuidar da casa […] Somente depois de duas constituições, a de 1824 e 1891, a mulher veio ter direito ao voto, em 1932, mesmo sendo com a indicação de pais ou marido foi uma conquista […] A CF de 1988 foi a primeira que tratou sobre igualdade de gêneros e também o direito a licença maternidade, além de ser a primeira que fala na Lei Maria da Penha, em combate a violência que define violências domésticas, psicológica, violência física e também a violência econômica”, pontuou.

A advogada e presidente da OAB Subsecção de Valença do Piauí, Martalene dos Anjos, fez uma reflexão acerca do espaço da mulher no século XIX e, reforçou no tocante a direitos iguais entre mulheres e homens descritos na CF-1988, no século XX.

“A Constituição de 1988 foi quem garantiu o direito de igualdade com relação ao poder familiar instituído tanto ao pai quanto para a mãe. Atualmente existem formas de igualdade de direitos e é importante buscarmos nossos espaços […] Quando chego em locais que vejo mulheres médicas, enfermeiras, advogadas, juízas, promotoras é gratificante porque é um espaço que nós estamos conseguindo diariamente, ao longo desses anos” destacou.

“Anteriormente, nas primeiras décadas do século XIX, a mulher não tinha o direito de ser funcionária pública e nem de frequentar a escola. Somente a partir da segunda metade do século XIX, asseguraram direito de cursarem o Ensino Fundamental”, acrescentou

No decorrer de sua oratória, Martalene recomendou a todos os participantes que conhecessem o aplicativo digital denominado de Salve Maria, ferramenta que tem como finalidade facilitar denúncias de agressões tanto consigo mesmo como também com outras pessoas, mantendo o sigilo pessoal e preservando a identidade do denunciante.

Publicidade

“É importante que as mulheres tenham o aplicativo em seus celulares porque podem fazer denúncias em situações de violências. É uma ferramenta que mantém o sigilo e quando acionada, a polícia rastreia facilitando a identificação dos responsáveis agressores”, informou a advogada parabenizando todas as mulheres.

A secretária municipal de Saúde, primeira-dama e também advogada, Maxshuellma Rufino, relatou sobre feminicídio e casos violências que frequentemente acontecem com as mulheres.

“Todos os dias mulheres são mortas e violentadas pelos maridos, namorados e companheiros pelo fato apenas de serem mulheres. Não podemos concordar com esse tipo de atitude. Desde já parabenizo as mulheres pela luta, vitórias e conquistas […] Precisamos nos colocar diante de situações como essa e marcar nossa rejeição e abominação a toda e qualquer tipo de violência, seja contra mulher, contra idoso, contra criança porque nossa luta é pelo direito de igualdade e justiça social de todos”, apontou.

A vereadora Kátia Cortez também fez uso breve da palavra declarando orgulho de ser mulher inhumense.

“Eu tenho orgulho de ser mulher e me orgulho ainda mais de ser mulher inhumense”, declarou

Publicidade

A vereadora, Aparecida Barbosa, defensora da causa feminina representando também o Poder Legislativo, recomendou a valorização e a busca da realização pessoal e profissional.

“É necessário que nós mulheres busquemos a realização pessoal e profissional”, recomendou.

Após discursos, houve momento de descontração com a professora de dança, Dra. Patrícia, que instruiu os participantes ao alongamento e relaxamento do corpo promovendo a dinâmica de interação entre si.

Integrante há três anos do grupo de dança Vida Leve, que se apresentou no início do evento, Maria da Conceição, falou da importância do evento, salientando que a mulher tem que ter seu direto.

“A mulher tem que ter seu emponderamento e valorizar seu espaço. A mulher tem que ter seu direito e se valorizar”, declarou

Joana Pereira, participou do encontro e destacou o quão importante é participar e conhecer a respeito dos direitos da mulher.

“O que aprendemos aqui é que a mulher tem muitos direitos e a partir do que foi apresentado, vou ter uma nova visão de mundo”, acrescentou afirmando que gosta de participar de eventos alusivos ao Dia da Mulher e de mesmo segmento.

Publicidade

Ao final da roda de conversa, houve sorteio de brindes que contemplou todas as mulheres presentes no evento.

Estiveram presentes na ocasião, além do público, o prefeito Antônio Rufino da Silva Júnior; a primeira-dama e advogada Maxshuellma Rufino; o conselheiro estadual da OAB, Adriano Borges; os vereadores: José Raimundo, Rômulo Gonçalves, Aparecida Barbosa e Kátia Cortez juntamente com os secretários Felipe Rufino (Administração) e Erivan Gonçalves (Agricultura); o dentista, Kelson Jordam, além das palestrantes, as advogadas Andreya Macêdo e Martalene dos Anjos.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente na data de 08 de março.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS