Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina do Piauí desenvolve Projeto de Educação em Saúde Ambiental

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí está desenvolvendo o ‘Projeto de Educação em Saúde Ambiental’, que terá duração de quatro meses envolvendo diversas ações socioambientais que promovam a qualidade de vida da população.

O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de  Jacobina do Piauí, por meio da Funasa, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Educação,  Assistência Social, Administração e Finanças.

A ação  tem como objetivo geral, promover atividades de educação ambiental no município de Jacobina, buscando propiciar condições de maior participação  da comunidade na defesa da qualidade de vida e da promoção da saúde pública e do meio ambiente.

O projeto iniciou suas atividades nesta quarta-feira, 06, com a realização do ‘Seminário em Meio Ambiente e Saúde Pública’, que está  capacitando os servidores públicos do município. O evento segue até o dia 08, de fevereiro, com a realização de atividades teóricas e práticas.

O seminário está sedo ministrado  pela pedagoga e especialista em gestão de projetos sociais e gestora ambiental, Márcia Honório, que durante os três dias  vai abordar temas como água, resíduos, queimadas, sustentabilidade, além de realizar atividades práticas como visita ao lixão e a  reservatórios de água.

Publicidade

Ela informou que o projeto será desenvolvido em quatro etapas, quando vai mobilizar toda a população do município. E frisou que os  servidores são  capacitados primeiro para serem agentes multiplicadores.  “Estamos capacitando  os servidores públicos municipais para estarem  trabalhando a educação ambiental dentro do município, uma vez,  que eles são porta de entrada, por isso que estamos iniciando com eles, para que desenvolvam  dentro do ambiente de trabalho, ações como o cuidado com o consumo inteligente, manejo de resíduos, preservação da água, não desperdiçar material de trabalho, enfim a gestores  estão sendo orientados  para serem multiplicadores  na reeducação da  comunidade”, explicou.

A técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina,  Roberta Kelly, citou as atividades que serão promovidas durante o projeto  e frisou que  serão permanentes. “Além  desta,  outras ações serão realizadas, como  uma capacitação voltada  para os professores, um mutirão  socioeducativo, oficinas  de matérias recicláveis, além de  atividades voltadas a conscientização e mobilização da comunidade como todo,  onde nosso intuito e que essas  ações sejam  permanentes,  em que  a população  crie a cultura de hábitos de preservação do meio ambiente”, destacou.

O prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, inicialmente agradeceu a participação dos servidores e destacou a importância do projeto. “Corremos muito atrás para trazer esse projeto para Jacobina,  que é de extrema importância, porque vai educar e incentivar a preservação do meio ambiente. Vamos trabalhar ações em todas as esferas da gestão, onde de  forma  coletiva iremos  construir  valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do Meio Ambiente, bem de uso comum dos cidadãos, essencial à sua  qualidade de  vida”, pontou.

GD, como é conhecido,  disse que ainda que  Secretaria de Meio Ambiente do município  é muito atuante. “Em todo o estado do Piauí, apenas 20 Secretarias são aptas a emitir licença ambiental, e uma delas é a nossa, fruto de trabalhado e esforços realizados, o que nos traz  boas perspectivas para o bom desenvolvimento do projeto”, finalizou o gestor.

O secretário de  Meio Ambiente, Gerson de Miranda Rodrigues, o Nen, agradeceu a participação de todos no seminário, e toda a colaboração do prefeito, quando afirmou  que o projeto é grande suporte para a Secretaria.  “A responsabilidade socioambiental é de todos nós, sozinho não se consegue, é preciso que todos vistam a camisa, para que fato haja a preservação do ambiente em que moramos e trabalhamos, praticando hábitos que não agridam o nosso meio”, disse.

Publicidade

 

Veja fotos:

 

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS