Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de São Julião do Piauí está adimplente, aponta TCE-PI

Publicado

em

O relatório do Tribunal de Contas do Estado Piauí TCE-PI, divulgou a lista de municípios que estão adimplentes com a prestação de contas e obrigações. A cidade de São Julião do Piauí tem destaque nas regularidades da prestação de contas, devido ao comprometimento da gestão do prefeito Dr. Jonas Alencar que investe com precisão em capacitação para os servidores do município.

Os dados são do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) que tem como finalidade avaliar e acompanhar a evolução das ações sociais nos municípios do Estado, referente ao ano de 2018. O prazo de aplicação do questionário teve início no dia 20 de fevereiro deste ano e prossegue até o próximo dia 30 de abril.

Foto: TCE/PI IEGM – Prefeitura de São Julião está adimplente

Para tanto, o questionário do IGM  é uma exigência do TCE-PI, para preenchimento de relatório e envio ao órgão. Em caso de não envio o gestor municipal será penalizado. Entretanto, é necessário que o gestor do município [prefeito] designe profissionais para cada formulário eletrônico http://www.tce.pi.gov.br/iegm/usuarios/ acessado por  meio de uma chave especial destinada aos cadastrados.

Os objetivos do índice são compor a consolidação do IEGM Brasil relativo ao exercício do ano anterior, oportunizar aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.

O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas Prefeituras Municipais e avaliará a qualidade de gastos, as políticas e atividades municipais, estabelecendo visões da gestão para 7 (sete) dimensões da execução do orçamento público, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas, a saber: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS