As duas doses da vacina são feitas nos meses de maio e novembro. Entretanto, em novembro de 2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez novas mudanças para o Estado. A partir de agora, na segunda etapa de vacinação de cada ano, que ocorre em novembro, o produtor deverá vacinar apenas os animais bovinos e bubalinos de até 24 meses (dois anos).

(Crédito: José Alves Filho)
(Crédito: José Alves Filho)

Dessa forma, o produtor compra a vacina, aplica nos animais e depois ele se dirige a um escritório da Adapi com as notas fiscais da vacinação comprada, lá ele comprova a vacinação e atualiza os dados referentes ao rebanho. Os produtores têm até o 15° dia útil do mês seguinte para certificar da vacina.

Porém, os produtores que tiverem animais com mais de 24 meses, também devem comparecer à Adapi para realizar atualização do cadastro. O não comparecimento pode implicar multa sobre o produtor. Para a primeira dose, que acontece em maio, nada mudou, todos os produtores devem vacinar todos os animais.

“Nós fazemos, nesta reta final, um apelo a todos os criadores que ainda não certificaram a vacina no escritório da Adapi, que o faça o quanto antes. Aqueles que ficarem inadimplentes, ele será autuado e multado não podendo movimentar seus animais”, adverte o gerente de defesa sanitária animal da Adapi.

FONTE: Meio Norte

Publicidade

Foto: reprodução