Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Professores da rede estadual protestam e pedem implementação de reajuste

Publicado

em

Professores fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (7) em frente ao colégio Liceu Piauiense, no Centro de Teresina. A categoria pede o cumprimento de reajustes salariais acordados com o governo.

Com o protesto a escola ficou sem aulas. Os estudantes também se manifestaram em apoio aos professores. A estudante e presidente do grêmio estudantil do Liceu, Rafisa Vieira, entendeu que prejuízos aos professores afetam os alunos.

“Nós sabemos que a educação é a base de tudo. Se os professores estão desmotivados, os principais prejudicados somos nós, alunos, que sofremos. Nós vamos fazer o Enem, vamos competir com as escolas particulares e só quem sai perdendo é a gente”, disse.

Alunos do Liceu Piauiense apoiaram o protesto dos professores. (Foto: Reprodução/TV Clube)

Alunos do Liceu Piauiense apoiaram o protesto dos professores. (Foto: Reprodução/TV Clube)

O governo havia encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí projeto propondo, dentre outros reajustes, o dos professores e trabalhadores da educação. No entanto o governador vetou os reajustes argumentando a existência de legislação que impede o reajuste de servidores acima da inflação até seis meses antes da eleição.

Nesta quarta (6), a Alepi votou pela derrubada do veto, o que permite o reajuste das categorias. A reivindicação dos professores é o reajuste do piso nacional do magistério, que é 6,81%. O secretário de administração, Ricardo Pontes, disse que a derrubada do veto está sendo analisada para que se cumpram os reajustes.

Publicidade

“Esperamos um parecer da Procuradoria Jurídica, que está analisando a derrubada do veto para que o governador possa conceder esse aumento que foi aprovado em lei. A intenção é cumprir o que havia sido acordado com as categorias, pagar o piso salarial da base dos professores”, disse.

A presidente do sindicato dos trabalhadores em educação, Paulina Almeida, defendeu que os professores e profissionais da educação cobram cumprimento do que foi acordado entre a categoria e o governo junto a outras entidades.

“Reajuste de 6,81% para professores ativos, aposentados e pensionistas, e 3,15% para funcionários da educação. Também cumprir em setembro os 3,95%, porque isso foi acordado diante da justiça, da OAB, do Ministério Público e dos representantes do governo e do Sinte”, disse Paulina Almeida.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS