Connect with us

Massapê do Piauí

Projeto Dom Hélder Câmara é apresentado em Massapê do Piauí e vai beneficiar agricultores  

Publicado

em

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), promoveu manhã desta quinta-feira,30, na Câmara Municipal de Massapê do Piauí, um encontro apresentação do plano de trabalho do projeto Dom Hélder Câmara no município.

O projeto vai contemplar 68 municípios. Em Massapê, o Projeto vai possibilitar a inclusão produtiva e social de 42 famílias rurais que se encontram em situação de extrema pobreza.

O evento, definido como ‘Encontro Municipal de Sensibilização’, teve como objetivo apresentar o projeto Dom Hélder Câmara às lideranças locais e representativas dos agricultores familiares.

O técnico da Emater em Massapê, Deygnon Cavalcanti, que vai desenvolver e acompanhar as ações do projeto, disse o Dom Hélder Câmara vai estimular as famílias que vivem em extrema pobreza a produzir e garantir sua sustentabilidade e ascensão social.

Deygnon explicou que o próximo passo do projeto é a articulação junto às comunidades rurais e que a expectativa é de que comece na próxima semana o trabalho de mobilização das famílias.

Publicidade

O projeto foi apresentado pelo coordenador regional, o agrônomo  Geyson Coutinho Moura que explanou sobre  objetivo, metodologia, área de atuação, indicadores de resultado e as 14 metas que rege o projeto.

Segundo  Geyson, o projeto tem como objetivo Geral oportunizar a inclusão  produtiva e social  de 2, 970 famílias rurais no Piauí, com  os serviços  de Ater do PDHC, através de instrumento especifico entre  ANATER e o Emater, para aumentar a abrangência e melhorar a qualidade da assistência prestada a agricultores familiares, bem como levar cidadania, dignidade e qualidade de vida aos mesmos.

“As 42 famílias a serem beneficiadas pelo projeto, serão escolhidas pela Emater, diante dos seguintes pré-requisitos: famílias  baixa renda que vivem em extrema pobreza, com renda perca capita declarada conforme cadastro único para programas sociais do governo federal de até R$ 85 reais, DAP B e A e não tenha acessado fomento”, informou o coordenador.

Ainda segundo ele, após selecionadas, as famílias receberão em fomento produtivo de 2.400 reais, dividido em duas parcelas, para que possam desenvolver sua atividade, que serão  acompanhada  mensalmente durante três anos  pelos técnicos da Emater.

O Projeto Dom Hélder no Piauí é uma parceria do Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Emater, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), com investimentos do Governo Federal. E apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura de Massapê

Publicidade

Estiveram no  encontro,  o secretário de Agricultura, Francivaldo Reis, Chefe de Gabinete,  secretário de Esporte, Roberto Carvalho, Chefe de Gabinete, José Erenildo,  Secretário do Serviço Militar, Fredy Lima,  presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Patrícia Martins e representantes de agricultores familiares.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS