Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Respeito à mulher será tema do 17º Encontro de Folguedos de Pio IX

Publicado

em

Com o tema “Respeita a Mulé – Ela faz o que quer”, a 17ª edição do Encontro de Folguedos, no município de Pio IX, já está com data marcada e divulgada pela Prefeitura. O evento junino acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, com intensa programação, onde mulheres que marcaram a história do Brasil, do Nordeste e também do município de Pio IX serão destacadas como símbolos de resistência, luta, respeito e enfrentamento à violência.

O 17º Encontro de Folguedos promete dois dias com várias atrações musicais da cultura nordestina, além do tradicional Festival de Quadrilhas, com o VI Concurso Municipal das Quadrilhas Juninas, exposição e apresentações culturais ricas de cores, histórias e conteúdo.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, explica a finalidade do tema dos Folguedos, com o objetivo de promover o fortalecimento ao respeito pelas mulheres e às suas próprias escolhas. “Vamos falar de mulheres que contribuíram para a democracia, a luta pela igualdade de direitos, a cidadania, a nossa cultura, educação e o nosso mundo”, diz.

“Estamos preparando uma grande e bonita programação, que em breve será divulgada por completo. Pois o mês de junho nos lembra cultura, festa, dança, comida típica e muita alegria. É o mês que mais valorizamos nossa cultura nordestina, mas, infelizmente, ainda está bastante caracterizada pelo machismo e marcada por tanta violência doméstica, familiar e o feminicídio, também frutos de preconceitos contra a mulher. É importante lembrar à sociedade que mulher pode fazer o que quiser e deve ser respeitada por sua história e por suas escolhas”, frisa a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

A coordenadora do Encontro de Folguedos em Pio IX, Hanna Alves, fala sobre as atividades que serão destaque no evento. “Nosso objetivo é mostrar, através da música, da dança, do teatro, enfim, das nossas apresentações culturais e quadrilhas juninas, o poder e a valorização da mulher. A nossa presença feminina é muito forte e merecemos ser respeitadas e valorizadas. Vamos contar histórias de mulheres que marcaram o país, com sua luta e trabalho, vencendo preconceitos e barreiras sociais e familiares”, explica.

Publicidade

Hanna Alves destaca, ainda, algumas mulheres históricas e também do contexto atual. “São mulheres revolucionárias, como, por exemplo, Olga Prestes, Dandara dos Palmares, Maria Bonita, Maria da Penha, Marielle Franco e muitas outras. Assim como as mulheres piononenses, que marcaram a história de Pio IX, que foram e ainda são exemplos para nós e para as futuras gerações, como a heroína Bárbara de Alencar, Madre Paula e, atualmente, nossa própria prefeita, Regina Coeli”, finaliza a coordenadora do 17º Encontro de Folguedos de Pio IX.

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS