Rio no Piauí corre o risco de secar por causa da baixa vazão de barragem
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 15/05/19

Rio no Piauí corre o risco de secar por causa da baixa vazão de barragem

Em São João do Piauí, mais um capítulo da novela ‘Vazão da Barragem do Jenipapo’ preocupa os moradores. Os ribeirinhos e outras pessoas que usam a água do Rio Piauí para a produção agropecuária estão revoltados com a atual situação que se encontra o leito do rio. As informações são do Portal Sanjoanense.

A perenizarão da parte do Rio Piauí que fica após a barragem depende da vazão da tomada a’água, comportas, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS.

Mesmo o açude do Jenipapo apresentado 92,7% da sua capacidade total, que é de 248.000.000 metros cúbicos de água, atualmente só está aberta 1,5% da capacidade da comporta, deixando muito baixo o nível da água tornando impossível o seu uso para a irrigação e para o consumo pelos animais.

“É triste viver com essa situação, ninguém que reside ou depende desse rio para produção rural se sente bem com isso. Só quem explora, muitas vezes de maneira irregular, a extração de areia do rio fica feliz quando a vazão fica tão baixa”, disse uma das pessoas afetadas.

Em contato com um servidor do DNOCS, senhor Manoel, responsável pela manutenção da comporta da barragem do Jenipapo, ele disse que já estão sabendo do problema e o escritório de Teresina já autorizou aumentar a vazão da comporta e estão esperando apenas a liberação de um veículo para o deslocamento da capital até São João do Piauí.

 

 

Fonte: 180 Graus/ Portal Sanjoanense


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

STF impede bloqueio de celulares em presídios no Piauí e secretário contesta

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a lei aprovada por diversos estados brasileiros sobre o bloqueio de celulares em presídios. No Piauí, a implantação do sistema já estava em

NOTÍCIA DESTAQUE

Dias Toffoli, vice-presidente do STF, vem ao Piauí para Congresso de Direito Tributário

Teresina sediará nos dias 26, 27 e 28 de outubro o III Congresso de Direito Tributário do Piauí, que neste ano debaterá o tema “Tributação e Desenvolvimento Econômico” com a

NOTÍCIA DESTAQUE

Homens são presos em Picos pela PRF com arma roubada e munições

Durante o serviço de ronda os policiais abordaram uma caminhonete Toyota/Hilux com 2 ocupantes, cujas iniciais são E.S.B, 28 anos e M.L.B, 24 anos. A prisão ocorreu por volta das