Rio no Piauí corre o risco de secar por causa da baixa vazão de barragem
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 15/05/19

Rio no Piauí corre o risco de secar por causa da baixa vazão de barragem

Em São João do Piauí, mais um capítulo da novela ‘Vazão da Barragem do Jenipapo’ preocupa os moradores. Os ribeirinhos e outras pessoas que usam a água do Rio Piauí para a produção agropecuária estão revoltados com a atual situação que se encontra o leito do rio. As informações são do Portal Sanjoanense.

A perenizarão da parte do Rio Piauí que fica após a barragem depende da vazão da tomada a’água, comportas, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS.

Mesmo o açude do Jenipapo apresentado 92,7% da sua capacidade total, que é de 248.000.000 metros cúbicos de água, atualmente só está aberta 1,5% da capacidade da comporta, deixando muito baixo o nível da água tornando impossível o seu uso para a irrigação e para o consumo pelos animais.

“É triste viver com essa situação, ninguém que reside ou depende desse rio para produção rural se sente bem com isso. Só quem explora, muitas vezes de maneira irregular, a extração de areia do rio fica feliz quando a vazão fica tão baixa”, disse uma das pessoas afetadas.

Em contato com um servidor do DNOCS, senhor Manoel, responsável pela manutenção da comporta da barragem do Jenipapo, ele disse que já estão sabendo do problema e o escritório de Teresina já autorizou aumentar a vazão da comporta e estão esperando apenas a liberação de um veículo para o deslocamento da capital até São João do Piauí.

 

 

Fonte: 180 Graus/ Portal Sanjoanense


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor termina amanhã

Termina na próxima quarta-feira (04) o prazo para o eleitor tirar o seu título requerer a transferência de domicílio eleitoral, bem como solicitar mudança do local de votação. O eleitor

NOTÍCIA DESTAQUE

OAB-PI contesta decisão de juiz e rejeita terapia de reversão sexual

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, se manifestou na tarde desta quinta-feira (21) no sentido de que a ação movida por um grupo de psicólogos defensores da prática

Paulistana

Juíza da Comarca de Paulistana morre aos 40 anos

A juíza titular da Vara Única e do juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Paulistana (PI), Dra. Elane Santana Bispo, de 40 anos de idade, faleceu em Salvador,