Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SÃO JULIÃO | Gestão de Dr. Jonas comemora 23º Arraiá do Povoado Fujona com apresentações culturais e shows. Veja!

Publicado

em

Uma das festas mais coloridas e aclamadas pelos brasileiros e também das mais esperadas do ano são as festas juninas. Em São Julião, cidade localizada há 390 km da capital do estado, o povo sabe muito bem o que é essa festa.

Uma multidão de pessoas lotou o calçadão cultural, na noite deste domingo (30), para festejar os 23 anos de Arraiá São Pedro, no povoado Fujona – distante cerca de 3 km da cidade do cal, do cobre e dos sonhos, considerada uma das mais importantes festas culturais do município.

Para festejar o sucesso e o crescimento do evento ao longo dos 23 anos, a organização através da Prefeitura Municipal, na gestão “O Povo Em 1º Lugar”, através das secretarias de Educação, Assistência Social, Cultura e demais secretarias, ornamentaram, levaram alegria, diversas apresentações culturais e shows artísticos que encantaram o público.

Durante o período, o povoado mais uma vez se transformou para a festa. O espaço do evento foi novamente ampliado, para acolher os milhares de visitantes. Um dos destaques do evento é a ornamentação temática com a montagem das ‘bandeirolas’, a tradicional fogueira das festas juninas e até mesmos as barracas receberam nomes temáticos. As ações valorizam o sentimento de pertencimento cultural, costumes e tradições nordestinas.

Apresentações culturais e shows:

Publicidade

O local do evento, foi palco de diversas apresentações culturais que emocionaram o público e trouxeram lindas coreografias. Um espetáculo de cores, cultura, luzes e todo o encanto das noites juninas.

O momento das apresentações culturais teve inicio, por volta das 20h10 com a apresentação da quadrilha Arte Jovem, do povoado Fujona da Escola Vitalino Sabino na coreografia de Renato e Lucivanea. Logo em seguida o grupo de Capoterapia formado por idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem a frente o professor Denis Costa, trouxe muita qualidade de vida e alegria para os presentes. Posteriormente houve as apresentações culturais do grupo Mandacaru Art através da Secretaria de Cultura representada por Kaylane e Flávio.

Dentro do cronograma de apresentações, foi a vez do grupo Flor de Jericó das escolas Severiano e Joviano coreografada por Lucivanea. Outra apresentação foi o tradicional Xaxado Mirim da Secretaria de Cultura representado por Tandley. O show de coreografias que encantaram o evento em sua vigésima terceira edição encerrou com a apresentação de quadrilha junina Espalha Brasa, do povoado Mandacaru que coreografado pela coordenação de Barbosa.

Após as apresentações, as atrações musicais animaram o público. Os shows ficaram por conta do cantor e sanfoneiro Osvando Barros e a banda Tô na Farra.


CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Publicidade

Em seu pronunciamento, Dr. Jonas comemorou o sucesso de realizar na sua gestão o 23º Arraiá de São Pedro que mesmo com tantas dificuldades que o município passa não poderia deixar de realizar o evento que já é tradição e símbolo de cultura, educação e integração social.

“Gostaria de declarar que estamos em um momento difícil. O país e o estado passa por um momento difícil e com o município não seria diferente. Estamos vivendo uma época e um período em que os recursos que aqui chegam são poucos e que as dificuldades são gigantes. Às vezes, a gente levanta a vista, olha para o horizonte e não sabe por quem chamar e nem a quem recorrer. As dificuldades são demais. A falta de dinheiro que aqui não chega. Nós não temos o apoio do governo do estado do Piauí. Esse nos falta e dificulta muito a nossa administração e nós aqui somos refém dos recursos que vem de Brasília. É uma esperança muito grande na administração de Bolsonaro. Ele falava na época da campanha que seria mais Brasil e menos Brasília, agora vemos que é menos Brasil, menos Brasília, menos tudo. Só se vê cortes. Mas vamos com fé em Deus, com os pés no chão. É um período difícil mas um período de travessia. Nós vamos fazer essa travessia. Que Deus nos mostre uma forma de não atrasar os salários, de não atrasarmos o que estamos fazendo em São Julião. Percebemos o município com dificuldades, onde faltava infraestrutura, estrada, educação e saúde de qualidade e estamos aqui nos virando nos 30 e tentando fazer o melhor. Sabemos que não está como deveria mas temos o limitador na questão financeira. Chegou o Dia do São Pedro da Fujona e não poderíamos deixar passar em branco. Divirtam-se, que venham com o coração aberto em paz”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, milhares de pessoas passaram pelo evento. Além da população do próprio município, são, também, visitantes de outras cidades da região, de outros estados, e muitos filhos do povoado que moram distantes, mas, que nesse período do ano fazem questão de visitar o município e prestigiar o arraiá.

O deputado estadual Severo Neto prestigiou a 23ª edição e falou da alegria em ver a festa maior a cada ano.

“Agradeço a recepção que mais uma vez tenho aqui em São Julião. Sempre sou convidado a participar desses eventos e as pessoas nos recebem com muito carinho e atenção, nos tratam muito bem e faz com que nós queiramos sempre estar de volta. Sempre que puder estaremos caminhando juntos para o bem de São Julião, para o bem dos sãojuliaoenses, porque é assim que a sua administração faz, pensando nas pessoas, pensando no bem-estar de todos, trabalhando todas as áreas, não deixando nada escapar. Aqui é uma demonstração de uma grande festa cultural que é enriquecedora”pontuou.

Publicidade

Severo elogiou a organização do evento. “Para mim, como Deputado, ser parceiro nessa festa cultural é uma grande alegria, um grande prazer. Aproveitem a festa de vocês. Parabéns Dr Jonas, parabéns a todos que fazem a sua equipe de São Julião”, destacou fazendo agradecimentos e parabenizando a organização e gestão municipal.

O  vice-prefeito Sodson Rocha saudou a mesa e todos os participantes do evento desejando boa festa, agradecendo pela presença do deputado Severo Eulálio.

“Saúdo a mesa em nome do nosso prefeito Dr. Jonas, Deputado Severo. Obrigado pelo apoio e pela presença, e dou saudações as demais presentes. Desejos a todos uma boa festa. Aproveitem e divirtam-se. Isso é o lema da nossa administração. Incentivar a cultura, o esporte, a saúde, o lazer, isso faz bem”,

A secretária de Cultura, Welyda Ramos, também fez seus agradecimentos.

“Agradeço pela presença de todos, espero que gostem muito das apresentações desta festa cultural, terão novas apresentações. Agradeço ao Prefeito Dr. Jonas por todo apoio, e que todos se divirtam em paz. Obrigada!”, agradeceu.

Publicidade

A secretária de Educação, Claudete Alencar, parabenizou a organização do evento e disse que a realização do 23º Arraiá fortalece a Cultura e Educação Municipal.

“É um grande  incentivo para o nosso povo porque mantém viva a cultura ao mesmo tempo que preserva a educação das crianças, adolescentes e todo povo, porque promover ações como essa é estimular o conhecimento, alegria e aprendizado para as pessoas”, ressaltou.

Demais falas

Barbosa, gritador e marcador da quadrilha Espalha Brasa que trouxe como tema “Fé e devoção nas noites de São João” deu um espetáculo de apresentação e um show de coreografias. O mesmo agradeceu e declarou que felicidade é imensa.

“A gente fica muito feliz em participar de mais um Arraiá do povoado São Pedro. Muito satisfatório participar de um evento e mostrar a cultura do nosso município. O grupo Juninho Espalha Brasa está no seu primeiro ano de arraiá e trazemos para o público presente o tema “Fé e devoção nas noites de São João”. É um grupo com cerca de 30 componentes, pré-adolescentes na faixa de 15 a 18 anos. Tentamos fazer o melhor e acredito que demos o melhor. Estamos trabalhando para que próximo ano, em 2020, estejamos nos apresentando nos arraiais e participando dos festivais juninos da Macrorregião”, agradeceu.

Publicidade

Estiveram presentes no 23º Arraiá de São Pedro no povoado  Fujona:

O deputado estadual Severo Eulálio; o prefeito Dr. Jonas Alencar e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Késsia Ramos; o vice-prefeito Antonio Sodson Rocha juntamente com esposa Welyda Ramos que é secretária de Cultura. Os secretários: Josean Pereira (Esportes); Claudete Alencar (Educação); Karol Rocha (Obras);  Conceição de Maria (Administração, Planejamento, Gestão e Finanças); Severiano Gomes (Sub-secretário de Saúde); Moacir Barros (Desenvolvimento Rural) e Neusa Sousa (Gabinete). Os vereadores:  João Neto (Pres. da Câmara Municipal); Acelino Virgílio, Antônia Maria, Tarcílio Rocha e Professor Neto.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS