Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SECA | Fetag contabiliza morte de 60% do rebanho no semiárido do Piauí

Publicado

em

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag/PI), Elisângela Moura, declarou que mais de 150 mil famílias do Estado passam por necessidades devido à falta de água. A seca provocou perda de 80% da safra do semiárido piauiense e 60% do rebanho morreu.

“Estamos há três anos de seca consecutiva. Sabemos que a estiagem sempre vai existir, mas são necessárias políticas públicas para que as pessoas possam conviver com a situação. Dos municípios piauienses, 127 estão no semiárido. Se não fosse a ajuda dos programas sociais, já teríamos registrado mortes”, alerta a presidente, em entrevista  na manhã desta terça-feira (21).

No Piauí, 66 cidades são abastecidas pela operação carro-pipa, mas, segundo Elisângela Moura o serviço não é suficiente para atender a todos. “A nossa esperança é que as chuvas comecem o mais rápido possível porque até agora não foi o suficiente para armazenar água”, completou.

Ontem (20), o prefeito de São Julião, José Neci, denunciou a situação de emergência vivida no município, onde os açudes estão em níveis abaixo do previsto para 2014.

De acordo com o Dnocs, 25 açudes piauienses são monitorados constantemente por estarem operando abaixo da capacidade.

Publicidade

Fonte Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS