Connect with us

Alagoinha do Piauí

Secretaria de Saúde de Alagoinha do Piauí intensifica campanha de vacinação antirrábica

Publicado

em

Entre os dias 09 e 15 de fevereiro,  a Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí, através da gestão do prefeito Jorismar Rocha, por  meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha de vacinação contra a raiva. Ao todo, 1.142 animais entre cães e gatos devem receber a vacina antirrábica.

A campanha de vacinação antirrábica distribuída em diversos pontos de vacinação do território alagoinhense tem como objetivo imunizar animais domésticos como cães e gatos no intuito de evitar que os animais contraiam a doença e cause infestação também no ser humano.

A raiva é transmitida do animal para o homem e representa uma alta taxa de mortalidade atingindo quase 100% dos animais. Os principais animais transmissores da raiva são macacos, raposas e morcegos que servem como canais de contaminação do homem.

Para a secretária de Saúde, Maria Amélia, o envolvimento da população é de fundamental importância para evitar que a doença se prolifere e cause sérios riscos. A gestora acrescenta ainda que o dia “D” de vacinação ocorreu logo no início da programação.

“Iniciamos a campanha no último sábado, dia 09, como dia “D”, e prosseguirá até esta sexta-feira,15, em diversos pontos no município. O envolvimento da população é de grande importância porque levarão seus animais para a vacinação. No entanto, nós aproveitamos o período da campanha para intensificar a divulgação das ações e garantir a proteção dos animais”, explicou a secretária de Saúde.

Publicidade

Salivação intensa, agressividade, deficiência na alimentação como falta de apetite para comer e beber água são os principais sinais de contaminação em cães e gatos. Em estágio avançado a doença provoca convulsões e paralisias.

A campanha de vacinação prossegue pela manhã e tarde desta sexta-feira, 15. À tarde, às 13h, será nas localidades Serra do Caldeirão na residência de Gonçalo e Pichico e no povoado Amarelo Ferrado II, na residência de Braz.

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS