Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Sejus se reúne com MP para discutir situação dos presídios do Piauí

Publicado

em

O procurador-geral de justiça Cleandro Moura recebeu, na última segunda-feira (16/10), o Secretário Estadual de Justiça, Daniel Oliveira, para tratar dos recentes episódios envolvendo o sistema prisional do Piauí.

Entre os assuntos abordados na reunião, a recente rebelião que destruiu praticamente todas as instalações da penitenciária de Esperantina e a situação da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, onde um adolescente de 13 anos foi encontrado junto com um preso durante uma vistoria.

O procurador-geral ouviu as providências que estão sendo tomadas pela Secretaria de Justiça (Sejus) para evitar novas fugas em massa, como a que ocorreu na Penitenciária de Esperantina.

Daniel Oliveira, titular da Sejus, se reúne com o procurador-geral de justiça Cleandro Moura (Foto: Reprodução/Montagem OitoMeia)

“Diante das condições físicas que o presídio ficou depois da rebelião, a única saída era a interdição para o início de uma obra emergencial na unidade. O Ministério Público do Piauí está acompanhando de perto essa situação tanto em Esperantina, como em Altos. Nós também estamos buscando esclarecer o caso do adolescente encontrado na Colônia Agrícola de Altos”, destacou Cleandro Moura.

Publicidade

Também participaram da reunião o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Cracrim), e Raimundo Martins Júnior, promotor com atuação em Esperantina.

AÇÕES DO MPPI

No dia 10 deste mês, uma comissão de Promotores de Justiça realizou vistoria nas instalações da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina. O objetivo foi a coleta de informações para consubstanciar um processo administrativo que foi instaurado para apurar as consequências da rebelião, que resultou na fuga de mais 70 presos da unidade.

Da mesma forma, o MPPI está atuando para aumentar a fiscalização na Major César, em Altos. Depois da visita de uma comissão de promotores, a Sejus se comprometeu em aumentar a presença de agentes penitenciários na unidade para definir regras de ingresso e permanência no local.

Na área de proteção à criança e ao adolescente, foi requerida à Justiça uma medida de proteção em favor do menor encontrado no presídio e de dois irmãos mais novos dele que também teriam visitado o detento na Colônia Agrícola.

Publicidade

FONTE: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS