Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Simões é contemplado com obras de impacto social. “Nosso município tem avançado muito”, diz prefeito

Publicado

em

O município de Simões segue a colher frutos da implantação dos parques para a geração de energia eólica. Nesta terça-feira, 27, como parte do projeto, foram entregues obras que vão beneficiar e melhorar a qualidade de vida da população, construídas com recursos destinados à execução de projetos sociais que atendam as principais carências das comunidades impactadas pela construção de parques.

A Serra da Palma foi uma das comunidades beneficiadas. Na comunidade foi construída uma Casa de Farinha e doada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais e beneficiará diretamente a 35 famílias, gerando emprego e possibilitando o desenvolvimento da localidade.

O presidente da Associação, José da Silva, comentou sobre a conquista. “Nós conseguimos realizar um sonho, não só meu, mas dos 35 associados e toda a comunidade, pois com a Casa de Farinha iremos melhorar a nossa forma trabalho e a condição de vida”, disse.

Na Serra dos Cláudios, os recursos foram aplicados na construção de um Centro Esportivo com academia, quiosques e um campo de futebol society com vestiário. O amplo espaço possibilita a prática esportiva e a realização de atividades físicas.

Na comunidade, também está sendo realizada a ampliação da Escola Municipal Eustáquio de Carvalho, que receberá mais duas salas de aula, uma sala de reforço, sala de computação e sistema de energia solar. A obra beneficiará mais de 750 alunos matriculados na referida unidade escolar.

Na ocasião, foi realizada uma cerimônia na quadra poliesportiva, com a participação do prefeito Zé Ulisses, outras autoridades do município, além de representantes das empresas Ziatech e Cubico Brasil e do BNDES, além da comunidades escolar e moradores. Como gesto de agradecimento, moradores ofereceram um lanche aos visitantes e realizaram apresentações culturais.

Publicidade

Durante a entrega das obras, o diretor Pedro Rubens, juntamente com alunos e professores, agradeceram pelas melhorias realizados na comunidade. Além do investimento em estrutura física, o diretor destacou os cursos ofertados à população da comunidade pela empresa Ziatech, que possibilitou a geração de renda por outras alternativas além da agricultura. “Hoje temos cabeleireiras, confeiteiras e outros profissionais realmente capacitados. Hoje não precisamos mais contratar cozinheiras ou comprar alimentos para eventos, pois aqui nós temos mulheres e homens capazes de realizar essa mão de obra.”, disse.

Na cidade, a comitiva visitou a Casa do Mel, que passou por ampla reforma e recebeu novos equipamentos, dentre estes, uma caminhonete modelo Ford F4000 para o manejo apícola. Ao todo, foram aplicados cerca de 350 mil reais no apoio à apicultura, através da Associação dos Pequenos Apicultores de Simões, que conta com mais 35 associados e uma média de 150 pessoas beneficiadas.

A maratona de visita às obras encerrou no Viveiro Municipal, mais uma benfeitoria realizada pela Ziatech, que já distribuiu mais de 5 mil mudas para os agricultores familiares.

O secretario de meio ambiente, Charles Martins, falou sobre o compromisso do município em relação a administração do viveiro e objetivos traçados. “Além destas cinco mil mudas que já foram entregues, estaremos entregando, em breve, mais dez mil mudas para os agricultores, apicultores e caprinocultores. E temos como objetivo trazer as crianças para conhecer e ter o contato com a natureza, coisa que está cada dia mais difícil de acontecer. Estremos realizando parcerias com as escolas e realizando projetos com esse viés.”, disse.

A gerente do BNDES, Juliana Cipriano, responsável pela análise de projetos sociais financiados na região, atestou que os investimentos feitos em Simões trarão diversos benefícios. “Nós do BNDES incentivamos as empresas que realizam estas grandes obras, como o parque eólico, a investirem nas localidades, proporcionando obras como estas que beneficiarão a população. É gratificante ver estas obras estarem sendo construídas e entregues à população. Esperamos ter frutos desse trabalho no futuro.”, pontuou.

Nicole Tavares, engenheira ambiental da Ziatech Construções, comentou sobre a participação da empresa na realização do investimento recebido pelo município. “Iniciamos esse trabalho em meados de 2016, quando estivemos conversando com a comunidade e conhecendo as necessidades deles, para que pudéssemos iniciar o trabalho de investimento realizado pela empresa Cubico. E após análise, percebemos a necessidade de desenvolver cursos, a ampliação da escola, construção do Centro Esportivo e demais investimentos que foram feitos. Agora, concluído, é gratificante ver e ouvir os agradecimento da população, saber que realmente estamos proporcionando melhorias para todos”.

Grace Nishimura, advogada do grupo Cubico Brasil, ressaltou que o foco da empresa em relação aos projetos sociais é a educação. “Em Simões, devido os anseios da população, foi um pouco desviado, onde direcionamos investimos na apicultura, construção da Casa da Farinha e Centro Esportivo. Mas, o mais importante é o benefício que a obra trará, levando em consideração a realidade local.”

Publicidade

O prefeito Zé Ulisses, acompanhado da primeira dama Isamara Dantas, da vice-prefeita Claudeir Feitosa, da equipe de governo e secretário, recebeu as obras junto com os moradores, falou sobre a importância das mesmas para o município de Simões. “São obras de grande importância que beneficiarão a população, proporcionando melhorias na qualidade de vida, seja através da educação, com a reforma da escola, na prática esportiva, com a construção de um grande centro esportivo, ou com melhores condições de trabalho para os produtores de farinha e mel, com as obras da casa de farinhe e de mel. Enfim, são muitos os benefícios para a nossa população.”, disse.

O gestor acrescentou que Simões tem vivido um bom momento. “Temos feito uma administração de resultados e conquistas, seja através dos governos ou com parcerias como essas, com a participação da iniciativa privada, e todas tem resultado em benefícios para a nossa gente.”, pontuou Zé Ulisses.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS