Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Simões realiza seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular com ampla participação

Publicado

em

A Prefeitura de Simões, através da Secretária Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, 12 de novembro, o Seminário da Base Nacional Comum Curricular, que tem como objetivos analisar as políticas de formação de professores na interface com as propostas da BNCC, compreender os desafios da formação docente para a educação básica, a partir das proposições da BNCC e dos professores da base de ensino, que deram suas contribuições para a base curricular do Piauí.

O evento foi realizado em quatro locais, na Câmara de Vereadores, Complexo Escolar Modelo, Escola  7 de Setembro e Centro de Educação Municipal – CEM, reunindo mais de 200 educadores, entre professores, diretores, coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto do ensino infantil, quanto do fundamental.

Na Câmara Municipal de Vereadores, estiveram  os professores, coordenadores, e a direção das escolas, Érico Veríssimo (Serra dos Cláudios), Eustáquio Carvalho (Maria Preta), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Curralinho), e Escola São Luís ( Sitio Retiro), durante a apresentação o Diretor da escola Érico Veríssimo,  Pedro Rubens, abordou a importância das 10 competências da BNCC, que são:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

No Complexo Escolar Modelo, visando um melhor desempenho das escolas São Benedito e Complexo Escolar Modelo, reuniram os professores das séries iniciais do ensino fundamental para fazer o estudo da BNCC e Currículo do Piauí, trabalhando todas as disciplinas: linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências Humanas e ensino religioso. Onde a ministrante, Cássia Ramos, diretora da escola São Benedito, ressaltou a importância do programa “O estudo da BNCC e Currículo do Piauí é de suma importância, sendo uma ferramenta indispensável para elaboração do currículo das escolas. Vem assegurar os direitos de aprendizagem dos alunos de forma unificada em todo país.”, disse.

Na maior escola da sede do município, Centro de Educação Municipal – CEM, que tem mais de 400 alunos, 25 professores e oferta ensino de qualidade há 22 anos, os professores se dividiram em equipes de acordo com a matéria lecionada por cada um, onde traçaram metas e um planejamento para o melhor desenvolvimento das aulas.

O diretor  Vanuccy Carvalho ressaltou a importância do evento. “Hoje a Escola CEM e todas as escolas municipais, vivenciaram um momento de grande importância para a educação, o estudo, reflexão e contribuição para a BNCC, onde reuniram-se profissionais da educação para analisarem o currículo que temos e o que queremos formar. Momento ímpar de democracia e colaboração na Educação que almejamos. As reflexões se deram em todos os níveis de ensino, desde o Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental.”, disse.

A escola 7 de Setembro reuniu os professores do município responsáveis pela educação infantil, onde, além de tratar das normas da BNCC, os professores traçaram metas para o desenvolvimento do ensino e meios para incentivar a interatividade das crianças, com brincadeiras, músicas e meios que pudessem beneficiar o aprendizado dessa classe de estudantes da rede municipal de educação.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS