Simulador mostra a estudantes opções de cursos a partir da nota do Enem
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 15/01/15

Simulador mostra a estudantes opções de cursos a partir da nota do Enem

O site Ecaderno lançou nesta semana uma ferramenta que ajuda estudantes a escolher cursos de ensino superior a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O simulador utiliza notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do ano passado para mostrar quais opções de carreira o participante do Enem pode buscar nas instituições públicas.

Segundo os organizadores, o site é apenas uma simulação e pode não ser considerada precisa, uma vez que o cálculo da nota de corte das universidades será divulgado após a abertura das inscrições do Sisu, marcada para o dia 19. “Funciona como uma régua para que o estudante possa pensar nas possibilidades de curso”, diz Ramirez Santos, do Ecaderno.

Santos afirma que o objetivo não é criar ‘falsas esperanças ou desencorajar’ os candidatos ao ensino superior. “A ferramenta serve para ajudar na preparação, mas é imprescindível que o estudante consulte do Sisu e verifique suas oportunidades reais, por a nota de corte pode subir ou descer — ou seja, sempre há uma chance de ele conseguir a vaga que deseja.”

Para consultar o simulador, o participante do Enem deve fazer um cadastro gratuito e, em seguida, informar as notas obtidas nas quatro provas objetivas (linguagens, ciência da natureza, ciências humanas e matemática) e na redação. Além disso, deve escolher se vai concorrer a vagas pelo sistema de cotas ou ampla concorrência. Com a nota média, o site vai mostrar os cursos e as instituições de ensino onde é possível ingressar com a nota obtida no exame. É possível ainda filtrar o resultado por cidade, curso e turno de aulas. Clique aqui para usar o simulador.

Notas de corte
A nota de corte dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições públicas via Sisu é calculada a partir do número de inscritos em cada vaga. Se a procura é maior para o curso de medicina, por exemplo, a nota de corte tende a subir. O mesmo em casos de cursos com baixa procura, que tendem a exigir notas de corte mais baixas.

O site de VEJA fez uma simulação utilizando a nota mínima e a nota média dos estudantes brasileiros do Enem 2014, divulgadas pelo Ministério da Educação na terça-feira. Com pontuação mínima, cerca de 356 pontos, o participante não teria nenhuma opção de curso para concorrer. Com a nota média 566 pontos, por exemplo, aparecem quinze opções de cursos, entre eles pedagogia, letras e ciências biológicas.

Fonte: Veja

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

MUNICÍPIOS

Sem carro-pipa, famílias pagam até R$ 120,00 por água no Piauí

A seca prolongada e sem operação carros-pipa, piora a situação dos trabalhadores no semiárido piauiense. A Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) informou nesta quarta-feira (18) que já ocorre racionamento

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

PRF prende duas pessoas em Picos com veículo roubado em São Paulo

A PRF prendeu na  sexta-feira (25/11) o condutor de um veículo e o passageiro na cidade de Picos-PI por  posse de um veículo roubado. Os policiais abordaram na BR-316, km

Padre Marcos 0 Comments

Assistência Social comemora dia das mães em Padre Marcos; veja fotos

Mães participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram homenageadas na noite desta quarta-feira (7), em Padre Marcos, com um evento em