Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Sinte entra com segundo processo no TJ para resolver impasse com Governo do Piauí

Publicado

em

Os profissionais em educação básica no Piauí estão em greve há 37 dias. A categoria não recebeu o reajuste acordado em março deste ano, que era de 6,81% para os magistrados e de 3,15% para os funcionários que trabalham na área administrativa na educação. E desde então tem feito manifestações para chamar a atenção da população para o descaso que o Governo trata os profissionais, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI), Paulina Almeida.

A situação se agravou mais quando o reajuste de 6,81% foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e aprovado durante uma sessão no Plenário. Acontece que, em uma manobra política, os parlamentares cancelaram a sessão que havia aprovado o reajuste e em dois dias aprovaram um novo reajuste, só que desta vez de 2,95%, para os professores e profissionais da educação que em seguida foi sancionado pelo Governo.

NOVO PROCESSO NO TJ-PI

O Sinte-PI então deu entrada no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a um processo que pede que o Governo pague o valor acordo em março e não o último aprovado na Assembleia piauiense. “Demos entrada em uma ação no dia 2 de julho para execução do acordo judicial. E no dia nove já demos entrada com pedido de urgência para que essa ação seja julgada. Portanto, estamos aguardando e a greve continua”, explicou Almeida durante pronunciamento realizado na Praça da Bandeira antes dos professores saírem manifestando pelas ruas.

“Vamos continuar em greve porque até agora não foi cumprido o objetivo dela, que é o cumprimento do acordo judicial. Esperamos que seja pago. […] O que se vem observando é um descaso por parte do Governo Estadual. Nós precisamos é que as pessoas saiam da zona de conforto e venham para o movimento. Cerca de 70% das escolhas estaduais estão em greve“, afirmou Paulina.

Publicidade

Dando continuidade a sua agenda de manifestação, os professores e profissionais administrativos da educação realizaram um ato na Praça da Bandeira, localizada no Centro de Teresina, e de lá seguiram em passeata pelas ruas do bairro até o Palácio de Karnak e a sede do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iaspi).

(Foto: Ana Alice Alves)

NOVA ASSEMBLEIA
Nesta terça-feira (17/07), o Sinte-PI realizará mais uma audiência para decidir os novos rumos da greve dos professores e profissionais administrativos da rede básica de educação estadual, às 9h na sede do sindicato.

Confira um trecho da manifestação

Fonte: Oito Meia
Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS