Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Sobe para 12 número de casos confirmados de H1N1 no Piauí

Publicado

em

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, informou ao Cidadeverde.com que já foram confirmados 12 casos da gripe H1N1 em Teresina. Até semana passada, eram sete casos confirmados. Nesta terça-feira (8), a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vão divulgar os números da doença no Estado.

A Saúde confirmou que os municípios foram reabastecidos com vacinas nesta segunda(07). Teresina é um deles. Sílvio Mendes disse que o município já havia distribuído 92 mil e 700 doses de vacinas e que chegaram mais 29 mil e 300 novas doses.

“Temos 12 casos confirmados, nenhum grave. Os casos se concentram mais na região Norte, e é uma questão epidemiológica”, disse o presidente da FMS. No fim de semana, a FMS confirmou uma morte por H1N1 em Teresina.

Segundo Sílvio, os diagnósticos estão sendo feitas rapidamente, as providências são tomadas e existe todo um protocolo de atendimento de acompanhamento da vigilância epidemiológica que estão sendo seguidos.

As vacinas recebidas foram distribuídas nos postos das unidades de saúde: Hospital do Parque Piauí, UBS Três Andares, UBS São João, UBS Piçarreira, UBS Karla Ivana, UBS Adelino Matos, UBS Mocambinho, Hospital do Buenos Aires e Hospital da Primavera.

Publicidade

A FMS ressalta que dia 12 de maio, próximo sábado, será o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A vacina protege contra os vírus Influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A Secretaria de Estado da Saúde já enviou aos municípios 510 mil vacinas. As doses são entregues proporcionalmente aos públicos prioritários nos municípios e à medida que o Ministério da Saúde envia para o Estado, são disponibilizadas aos municípios. Este ano, por motivo de produção da vacina, o Ministério está entregando em sete etapas.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que “semanalmente, o Ministério manda um equivalente de doses. A partir do momento que recebemos essas doses, nós distribuímos aos municípios. Hoje, segunda-feira dia, 7 de maio, nós recebemos mais uma etapa, correspondente a 15%, fazendo um total de 63% já de doses distribuídas”. Ele garante que a Secretaria está abastecendo todos os municípios do Estado do Piauí.

Apesar da metade das doses terem sido entregues, apenas 8,92%, ou pouco mais de 61 mil pessoas, do público prioritário, foi imunizado e informado no sistema de informação.

Os municípios a seguir foram os que tiveram a melhor cobertura vacinal:

Publicidade

Barro Duro – 55,15 %
Hugo Napoleão – 39,98%
Barra d’ Alcântara – 38,30%
São Gonçalo do Piauí – 36,03%
Anísio de Abreu – 34,10%
João Costa – 32,35%
Curralinhos – 29,46%
Alegrete do Piauí – 27,41%
Francisco Ayres – 25,78%
Pedro Laurentino – 24,05%

As maiores cidades do Estado tiveram a seguinte cobertura vacinal:

Bom Jesus – 18,57%
Floriano – 15,10%
Teresina – 15,9%
Piripiri – 8,44%
Oeiras – 6,39%
Parnaíba – 3,98%

Mais de 130 municípios piauienses ainda não informaram no sistema sobre suas coberturas vacinais.

Herlon Guimarães alerta que os municípios devem informar a cobertura vacinal no sistema de informação. “Nós percebemos uma cobertura vacinal muito baixa. Pedimos para que todos os municípios, façam, coloquem no sistema essas informações, para que possamos monitorar, acompanhar a aplicação da vacina. Se o município está tendo dificuldade, enquanto competência de Estado, podemos auxiliá-los, para tomar as medidas e assim melhorarmos cada vez a vacinação daquele município”.

Publicidade

Flash Yala Sena (Com informações da Sesapi e Fundação Municipal)
[email protected] | Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS