STJ aprova adicional de 25% para aposentados; INSS vai recorrer
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 24/08/18

STJ aprova adicional de 25% para aposentados; INSS vai recorrer

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 5 votos a 4, que os aposentados do INSS deverão receber um adicional de 25% caso comprovem que precisam de ajuda permanente de terceiros.

O adicional seria incluído em todas as modalidades de aposentadoria do INSS. A assistência é prevista no artigo 45 da Lei 8.213/1991 apenas para as aposentadorias por invalidez e se destina a auxiliar as pessoas que precisam da ajuda permanente de terceiros.

O acréscimo de 25% sobre o valor da aposentadoria deve ser pago ainda que a pessoa receba o limite máximo legal fixado pelo INSS (teto), conforme previsto em lei.

Vulnerabilidade

Durante o julgamento, a ministra Regina Helena Costa destacou que a situação de vulnerabilidade e necessidade de auxílio permanente pode acontecer com qualquer segurado do INSS. “Não podemos deixar essas pessoas sem amparo”, afirmou. A ministra ressaltou ainda que o pagamento do adicional cessará com a morte do aposentado, o que confirma o caráter assistencial do acréscimo.

A decisão da Primeira Seção deve servir de base para outros processos que estão em tramitação na Justiça Federal em todo o país.

Recurso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai recorrer da decisão do STJ. O órgão afirmou que aguarda a publicação da decisão para análise do julgamento e, principalmente, para interposição dos recursos cabíveis.

 

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Colisão entre carros interdita parcialmente viaduto no Piauí

Na manhã desta quarta-feira (10/10), uma colisão envolvendo três veículos em cima do viaduto da Av. Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, causou um intenso congestionamento por quem passava no local. Filas de carros se formavam

NOTÍCIA DESTAQUE

Polícia divulga nome dos presos na Operação Narcóticos em Picos

A Polícia Civil do Piauí divulgou a lista dos presos durante a “Operação Narcóticos”, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13) pela Delegacia de Prevenção e Repressão a

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

UFPI abre concurso para professor com salários que vão até R$ 9 mil

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu inscrição para o preenchimento de 13 vagas para professor em 13 áreas. Os salários vão até R$ 9.114,67. Baixe aqui o edital. Os