Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Temer autoriza estudo de revitalização bacias dos rios São Francisco e Tocantins; volume de água chegará ao rio Piauí

Publicado

em

O presidente Michel Temer (MDB) garantiu, nesta sexta-feira (02), assinar (tão logo chegue a sua mesa) a autorização para os estudos da integração das bacias dos rios Tocantins e São Francisco. O anúncio foi feito durante a inauguração da 2ª estação de bombeamento no eixo norte do Rio São Francisco em Pernambuco.

De acordo com o secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires, que integra do grupo de estudo deste projeto, a liberação dos recursos para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental desta interligação interessa ao Piauí, já que poderá no futuro solucionar um problema secular do semiárido piauiense.

Segunda Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, inaugurada nesta sexta-feira pelo presidente da República, Michel Temer. Foto: Beto Barata/PR
Segunda Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, inaugurada nesta sexta-feira pelo presidente da República, Michel Temer. Foto: Beto Barata/PR

“Com essa quantidade de água que virá do Tocantins e que chegará ao São Francisco possibilita que por gravidade o volume de água também chegue ao rio Piauí. Nós vamos poder puxar água através da represa de Remanso na Bahia para Caracol no Piauí e o rio Piauí voltar a ser um rio perene”, explica Henrique Pires.

A distância a ser percorrida pela água até chegar ao Piauí é de apenas 60 quilômetros até a nascente do rio Piauí, o que beneficiaria não só o consumo humano como também a agricultura da região. Pires lembra ainda que a exemplo disso já foi possível, quando a frente da Funasa, a destinação de R$ 12 milhões, via Secretaria da Defesa Civil do Governo do Piauí, para fazer o Estudo de Viabilidade da Transposição (EVETEA)  de águas do lençol freático do Rio Gurguéia para cidade de Caracol e beneficiar outros 50 municípios com a construção de uma adutora.

A interligação das duas bacias é apontada como uma saída para a revitalização do Ruo São Francisco. Os estudos para a obra também foram defendidos pelo ministro Integração Nacional, Helder Barbalho, que segundo ele seria a complementação da obra de transposição do rio, já que sem a revitalização do São Francisco a transposição não terá o efeito desejado.

‘Não adianta ter transposição se o rio São Francisco não estiver vivo para oferecer água”, disse. O projeto deve envolver mais de 320 quilômetros, é um eixo norte e mais 90 quilômetros. São 600 metros de gravidade entre a captação, no Tocantins, e a entrega, na Bahia.

Publicidade

As estimativas, antes do estudo que deve ser aprovado pelo presidente Temer, é de que seja necessário um investimento de cerca de R$ 3 bilhões para trazer a água do rio Tocantins. “Fira mais de 20 anos com esse projeto parado e há dois anos foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e deve prosseguir agora com este compromisso do presidente Temer em autorizar esse estudo de viabilidade, o que estimula as lideranças do Piauí a lutar para que ele se viabilize e proporcione a revitalização nosso rio Piauí”, conclui Henrique Pires.

Fonte: Portal Az

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS