Connect with us

GERAL

UFPI de Picos recepciona quarta turma de Medicina

Publicado

em

A Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, recepcionou, nesta segunda-feira (05), a quarta turma do curso de medicina, composta por estudantes não apenas de Picos ou do Piauí, mas de todo o Brasil.

Exemplo disso é o jovem Danilo Freire de Lima, que veio de Guarulhos-SP, para cursar em Picos o curso dos seus sonhos. Ele afirma ter pesquisado sobre a conceituação da UFPI e, por isso, decidiu vir de tão longe. Relatou também que já se sente em casa pela forma com que foi acolhido na cidade.

“A faculdade de Picos é muito conhecida na região. Consegui boas referências dela, me disseram que tem ótimos profissionais. Por isso vim para cá, pois tenho interesse em me tornar um desses profissionais um dia. Estou com grandes expectativas, mas sei que será muito difícil por conta da metodologia, pois dizem ser mais difícil, exigindo mais do aluno, mas pretendo me dedicar 100% ao curso. De antemão, quero ressaltar que gostei muito da cidade. O povo do Piauí é muito acolhedor e já me sinto em casa”, declarou.

O teresinense Francisco Ferreira Machado Filho, também comporá a quarta turma de medicina da UFPI de Picos. Ele disse estar ansioso para iniciar, de fato, o curso. “Ainda não estou por dentro da questão da metodologia, de como funciona o curso, pois as pessoas que conheço, tanto amigos quanto familiares, fizeram pelo modo tradicional, mas estou ansioso, principalmente para comprar os livros e materiais. Estou com boas expectativas”, disse.

Veterano do quinto período de medicina, o estudante Alisson Lima Nunes, destacou que a nova turma entra com uma vantagem sobre as demais, mas que os demais alunos estão dispostos a ajudarem no que os novatos precisarem. “Desejo boas vindas à nova turma que está entrando. Acredito que eles serão bem mais beneficiados do que nós que somos os pioneiros no curso, pois houve algumas melhorias em relação ao plano de curso. O curso como um todo apoiará eles no que precisarem”.

Publicidade

Ítalo Rossi Martins, professor na UFPI, afirmou ser sempre boa a entrada de novos alunos, pois ela revigora os que já estão na lida, como enche de expectativas os que estão a iniciar um sonho. Ele também explicou a nova metodologia do curso que tem tornado a vida dos novatos um suspense.

“É sempre interessante essa chegada de novos alunos, pois dá uma renovada nas nossas energias, como pra eles, pois é o início de um sonho que está se realizando. Se você for averiguar, alguns deles já está há muito tempo tentando entrar numa universidade de medicina, lutando bastante. Há os que vêm de outros cursos, mas a garra é a mesma. Como nosso curso é bem recente, nós já seguimos o que as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina preconizam, que são as metodologias ativas. Então aqui, no nosso caso, usamos o PBL, que é uma metodologia que divide a turma em pequenos grupos e esses grupos vão debater problemas, e com esses problemas eles vão entrar em contato com vários assuntos que em um curso tradicional eles veriam em disciplinas separadas. Agora veem tudo junto, o que facilita na absorção do assunto”, explicou.

Patrícia Batista, coordenadora do curso de medicina da UFPI de Picos, afirmou que o curso é formado por profissionais efetivos e com o mais alto gabarito possível, o que possibilita aos estudantes maiores oportunidades de aprendizagem.

“O alunado deve esperar um curso de muita responsabilidade com todos os professores efetivos, todos concursados, os quais possuem as mais diversas experiências, entre doutorados, mestrados e especializações. Apesar de ser um curso novo, esses novos alunos vão encontrar um curso totalmente estruturado, e que cada vez mais tem se desenvolvido e se consolidado. Vamos apresentar um universo da maneira mais intensa possível, onde eles são os principais responsáveis pela construção do conhecimento com essas metodologias ativas. Não é só ele decorar uma prova, é um processo de construção de aprendizado que ele vai fazer dia após dia”, falou.

Imagens: Ascom UFPI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS