Connect with us

Jaicós

Veja o que foi reivindicado pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal de Jaicós

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou, na manhã desta sexta-feira, 09, a 12ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Jessé Gonçalo da Silva, o Irmão Jessé (PSC), e contou com a presença dos demais vereadores do município.

Na ocasião, o plenário discutiu, votou e aprovou vários  Requerimentos em que os vereadores reivindicam melhorias para o município de Jaicós. Veja o que foi solicitado:

O  vereador Márcio Wander  Freitas Crisanto, do PROS,  foi autor de três Requerimentos. No primeiro, solicitou ao Presidente da FUNDESPI, Paulo  Martins, a viabilização de material esportivo para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, destinado às crianças do referido programa do município de Jaicós.

Para o autor da proposta, o material esportivo é  para a prática de futebol, vôlei, jiu-jitsu, balé, judô e capoeira, que  servirá para as crianças e adolescentes na prática de esportes, podendo assim desenvolver competências e melhorar  habilidades.

Em outro Requerimento, o vereador solicitou ao Ministro dos Esportes, Leonardo Picciani e ao Chefe de Gabinete do Ministério do Esporte, Leandro Froes a realização do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) no município de Jaicós.

Publicidade

Segundo o parlamentar,  o  programa busca proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as faixas etárias, incluindo portadores de deficiência, e estimulando a convivência social, o principal deles é o de consolidar os Programas de Esporte e Lazer da Cidade, conscientizando os parceiros a respeito da importância do investimento nas políticas públicas de esporte e lazer, no sentido de contribuir para que estas avancem do atual estágio de política de um governo para dimensão mais ampla de Política de Estado.

No último Requerimento Márcio Crisanto, reivindicou  ao Ministro da Saúde,  Ricardo  José  Magalhães  Barros,  que o município de Jaicós seja contemplado  com o Programa Passo à Frente.

Márcio disse o programa funciona como uma oficina ortopédica itinerante, com fabricação ou adaptação de cadeiras de rodas, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito. “As atividades do Passo à Frente no município irar evitar o deslocamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos”, disse o vereador.

O vereador Divino Macedo de Carvalho (PSB), solicitou a colocação de bueiros ou construção de uma Passagem Molhada na localidade Gameleira dos Alípios, zona rural do município de Jaicós. A reivindicação foi direcionada ao Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Osmildo da Silva Oliveira.

O vereador justificou sua reivindicação. “No período de chuvas a estrada que leva a comunidade Gameleira dos Alípios fica intrafegável, pois passa um córrego por trecho. É necessário a colocação de bueiros ou a construção de uma passagem molhada para facilitar o acesso a comunidade”, disse.

Publicidade

O vereador e presidente da Casa, Jessé Gonçalo da Silva, o Irmão Jessé (PSC), solicitou   ao Chefe do Sisar – PI Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí,  Jairo Meneses  Bezerra que seja equipado o poço da localidade Mulungu, como também seja feito uma adutora que auxilie no abastecimento de água para o Povoado Croazal, zona rural de Jaicós e o Setor Técnico da Eletrobrás para que agilize qualquer entrave burocrático e ou vistoria técnica que esteja pendente no sistema.

O parlamentar destacou a importância do Requerimento. Na medida em que os anos vai passando a população do povoado Croazal vai aumentando, consequentemente o consumo da água também e isso faz com que o abastecimento d’água do poço que abastece o Povoado a cada ano que passa fica mais fraco. Por essa razão é necessário e importante que seja equipado o poço, que fica localizado na localidade mulungu, bem próxima ao povoado Croazal. Poço esse que segundo informações recebidas, está sobre administração do Sisar, e se faz necessário ainda, a construção de uma adutora que leve à água do referido poço para auxiliar no abastecimento aos moradores do povoado e região. Diante da situação constatada peço que seja atendida essa reivindicação”, disse.

A vereadora Josete  Alves de Carvalho(PP), solicitou  ao Superintendente Regional do DNIT no Estado do Piauí,  Paulo de Tarso  Cronemberger a instalação de Redutores eletrônicos de velocidade na BR 407. Sendo: nas imediações do Quartel de policia, acesso ao bairro Nossa Senhora das Mercês, acesso ao assentamento Flamengo; um nas proximidades do Posto de Combustível Sara II, no Bairro João Melé (cruzamento da via que dá acesso ao açude Tiririca); um no povoado Croazal; um na entrada do Povoado Várzea Queimada; e outro no Povoado Ponte Maria Preta.

Segundo a vereadora, o histórico da quantidade de acidentes com vítimas fatais neste trecho que corta a cidade de Jaicós é muito grande, porém, trata-se de uma área urbana com grande fluxo de pessoas, onde carros e motos trafegam em alta velocidade. “Observamos que a grande maioria das cidades do Piauí, cortadas por BRs, existem os redutores de velocidade eletrônicos e até o momento a Cidade de Jaicós não foi contemplado com nenhum”, justificou.

No último Requerimento aprovado pelo Plenário, a vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros (PPL) solicitou ao governador do Estado Wellington Barroso de Araújo Dias e ao  Secretário do Estado de  Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, a viabilização da construção de calçamento poliédrico para o povoado Esquisito, zona rural de Jaicós. O Requerimento foi subscrito pelo vereador Irmão Jessé (PSC).

Publicidade

Segundo a vereadora, o  Esquisito é um povoado muito importante  para o município. Ficando a 18 Km da sede do município. “No Esquisito tem escola, posto de saúde, poço tubular quadra poliesportiva, igrejas católica e evangélica, comércios e mais importante um número significante de pessoas vivem na comunidade, porém tem não tem uma pedra de calçamento. Peço que sejam sensíveis  com esta causa que irá trazer mais alegria, saúde, dignidade, respeito  e mais amor pelo território”, disse  a vereadora.

  

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS