Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Vera Mendes comemora Dia da Independência com desfile cívico; veja fotos

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 7 de setembro, dia em que o Brasil comemorou 193 anos de independência, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, através da Secretaria de Educação, promoveu o desfile estudantil pelas ruas da cidade, um ato cívico que envolveu centenas de alunos da rede pública de ensino.

A homenagem ao Brasil foi feita por regiões. A Escola Municipal José Antônio da Vera apresentou a região Sudeste, nas suas virtudes, dando ênfase aos 50 anos da TV Globo, destacando dentre outros, o projeto social ‘Criança Esperança’, e programas educacionais como o ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’.

A Escola Professor João Vera apresentou a região Norte, destacando os índios, primeiros habitantes do Brasil; a Amazônia, considerada a maior floresta tropical em extensão e a maior reserva de biodiversidade do planeta; e a água, apontada como fonte de vida.

A Escola Luís José de Sousa, da localidade Sítio do Meio, apresentou a região Sul e trouxe para o desfile as bandeiras dos estados, maquetes de cidades com casas estilo europeu, e simbolizando a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, considerada a cidade mais fria do Brasil.

O Ginásio José Andrade Maia representou a região Nordeste, mostrando a sua diversidade cultural. A musicalidade do Nordeste, através forró, xaxado e o frevo, foi um dos destaques. A literatura também foi mostrada, homenageando grandes escritores como Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, José de Alencar, Jorge Amado, Ferreira Gullar e outros.

Publicidade

O último pelotão do desfile foi composto pelos alunos do Projovem Campo Saberes da Terra, que apresentou as principais potencialidades do município de Vera Mendes ao longo dos anos. Dentre outros, o algodão, que se destacou como uma das principais fontes de renda, assim como a mandioca e a cana de açúcar, além outros produtos da agricultura familiar, como arroz, milho e feijão e caju, a criação de ovinos e caprinos, bovinos e suínos. A apicultura foi apresentada como uma das atuais potencialidades. Os vaqueiros, figura símbolo da região Nordeste, do sertão, também foram homenageados.

Como representação das recentes conquistas, maquinários do município participaram do desfile.

O desfile cívico encerrou em frente a Prefeitura Municipal. Um grande número de pessoas acompanhou o ato, dentre outros, autoridades do município, como o prefeito Milton Oliveira, a primeira dama e secretária de Saúde, Gardênia Silva, os vereadores Andreia Sampaio e Chiquinho de Adão, secretários municipais, professores e lideranças comunitárias.

Para a secretária de Educação, Elisângela Marques, o desfile alcançou vários objetivos. “Além de manter vivo entre os alunos o patriotismo, os costumes cívicos, é também aula diferente, abordando disciplinas como geografia, história e literatura, a partir da pesquisa das potencialidades das regiões brasileiras e do nosso município”, disse. Para a gestora, o 7 de setembro é uma data muito importante e que não deve ser esquecida.

“Mesmo diante desse difícil momento de crise que o país está atravessando, não poderíamos deixar de comemorar essa importante data, que marca a independência do Brasil. Temos visto nos últimos dias desfile de protestos nas ruas, e nós estamos fazendo um desfile que enaltece o nosso país, um país que tem muitas riquezas, muitas conquistas e avanços nesses 193 anos. Além disso, estamos, também, educando as nossas crianças e jovens, e preservando neles e em toda a comunidade que assistiu ao desfile as tradições cívicas, o que é muito importante”, pontuou.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS