Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VERA MENDES | ‘Outubro Rosa’ promove cuidados com a saúde e o bem estar das mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de Vera Mendes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, por mais um ano, atividades alusivas ao Outubro Rosa, uma campanha nacional que tem como público alvo a mulher, com foco na saúde e o bem estar, através da prevenção e o diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais afetam a população feminina, o câncer de mama e de colo do útero.

Na última sexta-feira (26), o município promoveu o ‘Dia Rosa’, marcado pela realização de diversas ações voltadas para as mulheres. A programação teve início na quadra de eventos da Escola Municipal Maria Vitória, onde atividades interação e serviços de promoção à saúde foram ofertados. As mulheres puderam atualizar a caderneta de vacinação, verificar a pressão arterial, realizar exame de glicemia capilar, e ainda, cuidarem da beleza, com serviços de manicure.

O evento foi abrilhantado com as apresentações de coreografias feitas pelas adolescentes do grupo do Balet Corpo Livre e pelos usuários da Academia Pública de Saúde. No encontro, também foi realizado um desfile para eleger as mulheres símbolos da campanha Outubro Rosa 2018 em Vera Mendes. Ao final, as candidatas eleitas e todas as mulheres presentes receberam brindes personalizados.

Outro momento importante do evento foi uma palestra ministrada pela nutricionista Mayara Bastos, com o tema “Aspectos nutricionais e prevenção do câncer de mama”, explanando sobre os benefícios de uma alimentação saudável em prol da saúde. Segundo a profissional, a forma mais eficaz de se evitar a doença é ter uma alimentação balanceada e adotar hábitos saudáveis. “A dieta para prevenção do câncer e outras doenças deve ser rica em frutas, verduras, hortaliças e cereais integrais”, disse, elencando e alertando para o consumo de diversos alimentos cujo consumo regular aumenta o risco de câncer.

Encerrado o evento, as atividades da campanha Outubro Rosa prosseguiram nas duas Unidades Básicas de Saúde da sede, situadas no Centro e no bairro São José, onde foram realizados o teste de papanicolau, exame de citologia realizado como prevenção ao câncer do colo do útero, e atendimento médico, onde foi possível a prescrição do exame de mamografia, de rastreio do câncer de mama.

Em sua fala, a primeira dama e secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, destacou os benefícios da campanha. “Esse tem uma causa e um motivo bem importante, que é cuidar da saúde das mulheres de forma preventiva. Se tem a prevenção, não precisar recorrer ao tratamento para cura. E é isso que Vera Mendes defende, é esta a camisa que Vera Mendes veste, da prevenção”, disse, enfatizando que o trabalho é continuado durante todo o ano. “Outubro é o mês símbolo da campanha, mas em Vera Mendes esse cuidado é contínuo. Nós temos uma equipe que trabalha incessantemente e incansavelmente para atender e manter a população livre do câncer de mama, do colo de útero e de outras doenças”.

O prefeito Milton Oliveira manifestou a felicidade de estar promovendo mais uma vez uma campanha de grande importância para o município, sobretudo, para as mulheres. Segundo ele, o Outubro Rosa foi iniciado em 2013, no primeiro ano da sua primeira gestão, e continuado até os dias atuais. “Estão de parabéns as mulheres por essa atenção que tem recebido da nossa gestão.”, disse.

Publicidade

O gestor destacou o trabalho realizado na área e agradeceu a todos os envolvidos. “Quero aqui agradecer aos profissionais de saúde envolvidos nessa e em todas as ações. Obrigado pelo empenho de vocês e da nossa secretária Gardênia, que tem feito um trabalho incansável, sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços de saúde de nosso município.”, disse, anunciando que em novembro o município estará promovendo mais uma campanha, desta vez, voltada para o público masculino, com foco na prevenção do câncer de próstata. “É um compromisso nosso cuidar da saúde da população do nosso município.”, pontuou.

Além do prefeito, secretária e da equipe de profissionais da Saúde, o ‘Dia Rosa’ contou, ainda, com as participações do vice-prefeito Valderito Martins, o Caçulinha, do presidente da Câmara, Francisco Rodrigues (Chiquinho de Adão), do vereador Nilton de Olavo, dos secretários municipais Elisângela Marques (de Educação), Andrea Sampaio (de Assistência Social), Fernanda Sousa (da Controladoria), dentre outros.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS