Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA│7ª noite do festejo de Santo Antônio é representado pela Cultura e Educação Municipal; veja fotos

Publicado

em

A Educação e a Cultura de Vila Nova do Piauí foram as noitárias da 7ª noite de novena e missa realizada nesta segunda-feira (10), na Igreja de Santo Antônio. Neste ano de 2019 é a trigésima oitava edição das festividades religiosas do santo padroeiro.

A novena e missa foi presidida pelo padre Gildo Coelho, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Fronteiras e abrange a área pastoral de Vila Nova. Durante a homilia, na leitura sagrada em diversas passagens bíblicas, o sacerdote lembrou da época da crucificação de Jesus Cristo quando sua mãe estava perto da cruz acompanhada de sua tia e do discípulo que mais o amava.

“Jesus ao ver sua mãe e o discípulo que mais amava disse: mulher este é o teu filho e depois disse ao discípulo: esta é a sua mãe. Daquela hora em diante o discípulo acolheu consigo. Depois disso Jesus sabendo que tudo estava consumado e que para a escritura cumprisse até o fim, disse: tenho sede. Amarraram uma esponja cheia de vinagre e levara na boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: tudo está consumado”, proferiu padre Gildo.

secretária de Educação Antonia Maria e secretária de Cultura, Marli Veloso

Ao uso da palavra a representante da Educação vila-novense, secretária Antônia Maria, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar mais uma dia com vida e presente na missa orando junto com os irmãos.

“Gostaria de agradecer também aos servidores da Educação, às escolas municipais, à secretaria de Cultura e toda comunidade presente. Ao nosso querido padre Gildo Coelho  por vir aqui celebrar conosco nesta noite. Agradeço ao prefeito Edilson Brito e a primeira-dama Ana Carolina pelo apoio e dedicação ao nosso festejo […] precisamos cada vez mais valorizar a nossa cultura religiosa. É necessário irmos mais para a igreja e buscar sempre a palavra e a oração de Deus. Qualquer palavra que viemos a falar ainda é muito pequena diante da importância da palavra de Deus”, disse a secretária de Educação, Antônia Maria.

Publicidade

Professora e secretária de Cultura da cidade poesia, Mali Veloso, como representante noitária do festejo de Santo Antônio, fez suas recomendações ao devotos do santo padroeiro.

“Tudo tem que ser baseado no amor e no respeito para que possamos construir uma sociedade mais justa e mais humana ao exemplo que Jesus no ensinou”, disse a professora.

Ainda na ocasião a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, ressaltou que a cultura deve ser mantida passando de geração em geração.

“Com apoio do nosso prefeito Edilson Brito temos aqui toda essa estrutura e esses eventos desde o dia 4, primeiro dia do festejo que temos o apoio do nosso gestor.  Então, não podemos deixar morrer a nossa cultura, a quadrilha, o nosso xote, a nossa música. Temos que realizar sempre e fazer acontecer esse momento. Não podemos deixar de lado nossa cultura e nisso vão aparecendo novos ritmos e assim temos que acompanhar”, orientou.

Após a missa foi o momento também enriquecedor com várias apresentações culturais. As apresentações foram: a Oração de Santo Antonio – Hélldys Nelmo do Pré II da creche Plágida de França. Logo em seguida o grupo New Class fazendo Hip Hop ministrado pelo Instrutor Thallys Oliveira. Após a apresentação do New Class foi o momento dos alunos da turma do Pré I e II da Escola Professor Osvaldo no Arraiá da Alegria, coordenado pela professora Josele Silva.

Publicidade

Na sequência o grupo AJA apresentou o Xaxado com coreografia coordenada pelo professor Edilberto Lima. Os alunos Hércules e Raissa  da U.E. Zacarias Manoel da Silva fizeram una apresentação da música Eu só quero um xodó, do cantor Dominguinhos. com monitor de coral, Weimar Leal. Dando continuidade às apresentações, novamente o grupo AJA – Força da Natureza, ministrado pelo coreógrafo Edilberto Lima. A última apresentação da noite da Educação e da Cultura foi com a Quadrilha Arretada representada pela monitora de dança, Thalia Oliveira.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS