Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Ginásio Poliesportivo recebe o nome de ‘José Manoel de Oliveira’

Publicado

em

O Ginásio Poliesportivo, da sede do município de Vila Nova do Piauí, recebeu o nome de ‘José Manoel de Oliveira’ – o ‘Neto de Manelim’, como era conhecido em vida.

A homenagem foi um reconhecimento da Prefeitura Local e da Câmara de Vereadores, pelo trabalho do saudoso desportista, em favor do esporte do município, sendo sua marca registrada, a participação em campeonatos, torneios e movimentos ligados à área.

A Lei que denominou o referido Ginásio, foi de autoria do vereador Flávio Adão de Sousa – do PSB. Ela foi aprovada pela Câmara em sessão, que ocorreu no dia 1º de junho de 2018.

Após a aprovação em plenário, o prefeito Edilson Edmundo de Brito – PTB, sancionou e neste ano, autorizou os serviços de identificação do espaço, com um letreiro que traz o nome do homenageado. Os serviços de identificação aconteceram na semana passada.

_Biografia

Publicidade

José Manoel de Oliveira, nasceu no dia 07 de agosto de 1978. Filho do casal Manoel José de Oliveira – o Manelim e de Inácia Joana de Oliveira, veio morar com sua família na localidade Serra do Provísio III, zona rural de Vila Nova do Piauí. Agricultor, pedreiro, ele se tornou um grande cidadão que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do esporte municipal.

Ginásio Poliesportivo recebe o nome de José Manoel de Oliveira – IN MEMORIAN/ Foto: Arquivo da Família

Aos 31 anos de idade, em 04 de fevereiro de 2010, foi vítima de um acidente automobilístico na BR – 316, que lhe tirou a vida. Com ele, foi se embora, o desportista que comandava o time da Serra do Provísio III, o melhor lateral esquerda que fez história e deixou seu legado no futebol local.

_Depoimentos

Ao agradecer em nome da família aos envolvidos no Projeto, o pai do homenageado, seu ‘Manelim’, emocionado lembrou da vida esportiva do filho.

“Fico muito agradecido pela homenagem, porque ele representou muito a cidade de Vila Nova do Piauí, principalmente no esporte. Estou muito satisfeito por ele ter sido agraciado com o nome nesse Ginásio Poliesportivo. Ele gostava muito de bola. Foi ganhador de vários troféus e com certeza se Deus permitir que lá de cima ele esteja vendo, ele estar muito feliz”, declarou Manelim.

Seu Edmundo Brito, amigo da família do saudoso José Manoel de Oliveira, lembrou da época em que acolheu a família dele que se tornou também a sua. O mesmo afirmou que a homenagem foi bastante justa. “É uma homenagem justa porque ele era um rapaz trabalhador e, além de ser jovem, foi um bom desportista. Fez muitas amizades e deve sim ser reconhecido”, lembrou Edmundo.

Publicidade

Em entrevista, o vereador Flávio Sousa, autor da proposição e também amigo do homenageado, falou do sentimento de dar o nome ao Ginásio Poliesportivo de ‘José Manoel de Oliveira. “Através desta Lei, deixamos perpetuado na história da cidade poesia, o nome do meu amigo Neto, em uma obra que atende a tantas pessoas da comunidade. Aproveito para agradecer aos vereadores que aprovaram a Lei e ao prefeito por atender o nosso pedido. É uma homenagem merecida”, disse.

O prefeito Edilson Brito não poupou elogios ao homenageado e seus familiares. Falou da honradez e bons exemplos deixados e seguidos por todos, e que ter o nome de “Neto de Manelim” escolhido para denominar o Ginásio Poliesportivo da sede, é um reconhecimento e motivo de orgulho a seus descendentes. “A pedido do vereador Flávio que levou o Projeto à Câmara que prontamente aprovou, nós denominamos o Ginásio Poliesportivo da sede, com o nome de José Manoel de Oliveira, um grande desportista, que acima de tudo era um irmão para mim e recebe esta homenagem. A partir de agora tudo que se referir ao Ginásio será direcionado ao seu nome. Por tudo que ele fez por Vila Nova, esta é uma homenagem merecida”, disse o gestor.

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS