Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

‘Viva o Semiárido’ promove formação para trinta professores em Padre Marcos

Publicado

em

Trinta professores da Rede Municipal de Ensino de Padre Marcos participam de uma formação do Projeto Viva o Semiárido, que teve início nesta segunda-feira, 25, e segue até próxima sexta-feira, 29.

A solenidade de abertura ocorreu nesta manhã, na escola Bertolino Florentino de Carvalho e contou com a participação de autoridades do município, professores, diretores e coordenadores de escolas.

Com objetivo de reduzir a pobreza,  aumentar a produção e melhorar o padrão de vida da população, com maior carência social e econômica no meio rural do semiárido piauienses,  voltadas para uma educação contextualizada e focados no contexto local, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos  e a Secretaria  de Educação abraçaram o projeto, focando a convivência com semiárido em seus diversos aspectos naturais, culturais  e ambientais,  e principalmente nos saberes  construídos no dia a  dia.

A formação de professores de escolas do campo é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. No município, o Projeto será desenvolvido nas escolas situadas nas comunidades  Barra, Canto Alegre e Riacho do Padre.

 A formação do Projeto será realizada pela professora, Claúdia Lima, Integra também a a equipe do Viva Semiárido,  engenheiro agrônomo Antônio José,  e a professora Neri Oneira. A solenidade de abertura teve início com apresentação cultural com  alunas da escola  cândida Macedo.

Publicidade

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, disse que o projeto é de suma importância,  e que vai acrescentar  bastante  na metodologia e inovação das práticas educacionais dos  alunos do campo. “Será uma semana bastante produtiva, conhecimento nunca é demais e vocês sairão daqui inovados  para ajudar no desenvolvimento dos alunos do campo, que tem a uma realidade diferente dos alunos da sede, então o projeto  é exatamente isso, mostrar como devemos trabalhar com esse público da zona rural”, disse.

O prefeito de padre Marcos, afirmou o compromisso da gestão de abraçar tudo aquilo que for para o melhor desempenho dos alunos ressaltando a importância de se trabalhar a educação do campo. “Quero afirmar no compromisso, com essa causa que é tão importante, que é trabalhar estratégias da educação contextualizada no campo , ou seja,  trazer  a nossa realidade, a  vivência, a nossa cultura local. E mais proveitoso trabalhar uma educação  espelhada em nossa realidade do que cultura alheias, de outras realidades,  sendo desenvolvida não só essa educação dentro da escola, mais também na comunidade,  buscando alternativas  para que a população permaneça no   e possa viver no campo ”, disse o gestor manifestando o desejo de que  em um futuro próximo as escola da sede do município também  possam receber uma capacitação voltada a sua realidade.

A professora informou que durante a semana será trabalhado desde educação do campo contextualizada,  como políticas  de gestão participativa e próprio projeto Viva o Semiárido. “Teremos uma semana  bastante produtiva e rica em conhecimento, além de metodologias diversificadas e dinâmicas”, disse.

Estiveram presentes também no evento, a primeira dama, Edilene Silva, os  vereadores António Chiquinho, José Bonifácio, Iranildo Carvalho,  Manoel Francisco (Neli) e Williams Macedo,  o secretário de Agricultura, Elton Carvalho, a supervisora da Secretaria de Educação,  Maria Luzimar Carvalho, o  supervisor estadual, José Benedito, a  coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Ana Meire Macedo, a  coordenadora e assessora técnica da Secretaria de Educação,  Lucilene Dias  e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Padre Marcos, Gracilene Carvalho.

Veja as fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS