Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Voluntários fazem mutirão para limpar manchas de óleo em praias no Litoral do PI: ‘somar esforços’

Publicado

em

No litoral do Piauí, jovens organizaram um mutirão no fim de semana para limpar as praias novamente atingidas pelas manchas de óleo. Pela primeira vez, a limpeza contou com ajuda de voluntários, que reforçaram a força tarefa coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e Marinha do Brasil.

Durante a ação no domingo (17), o grupo coletou pouco mais de 200 quilos de fragmentos de óleo da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Os voluntários fazem parte do Clube de Desbravadores, que é composto por universitários e jovens da Igreja Adventista de 7º dia.

Fragmentos de óleo recolhidos pelos voluntários na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba (PI) — Foto: Arquivo pessoal/Douglas Azevedo

Fragmentos de óleo recolhidos pelos voluntários na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba (PI) — Foto: Arquivo pessoal/Douglas Azevedo

“Nós temos os costume de fazer trabalhos voluntários e diante desse desastre ambiental nós poderíamos cruzar os braços. Nossa intenção é somar esforços. Dividimos em equipes, algumas passaram o dia todo colhendo material na orla”, contou Douglas Azevedo, coordenador do Clube.

Segundo Douglas Azevedo, o grupo faz com frequência limpezas na orla da praia para recolher plásticos. Em uma das vezes, os voluntários foram responsáveis por encontrar as tartarugas mortas, que em seguida, tiveram constatadas a presença de óleo.

 Necropsia confirma presença de óleo em tartaruga encontrada morta encontrada no Piauí  — Foto: Divulgação/Instituto Tartaruga do Delta

Necropsia confirma presença de óleo em tartaruga encontrada morta encontrada no Piauí — Foto: Divulgação/Instituto Tartaruga do Delta

“Nosso grupo faz atividades recreativas com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, como também ações voluntárias. Nas inundações do início do ano, por exemplo, fomos responsáveis pela distribuição de cestas básicas e roupas as famílias atingidas”, destacou o coordenador.

Publicidade

Desde quinta-feira (14), a Semar e Marinha montaram uma força tarefa para realizar a limpeza nas praias atingidas pelas manchas de óleo. A Praia de Atalaia, Praia Peito de Moça, em Luís Correia, e Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, estão impróprias para o banho.

De acordo com o balanço feito pela Marinha, somente no fim de semana foram recolhidos 2.768 quilos de óleo. A Praia de Pedra do Sal foi o local onde houve uma quantidade expressiva de mancha de óleo. Na sexta-feira (15), foram recolhidos da praia 201 quilos, no dia seguinte este número foi oito vezes maior, com 1.650 quilos de resíduos oleosos.

Vistoria no Litoral

Navio da Marinha faz vistoria das manchas de óleo no Delta do Parnaíba — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Navio da Marinha faz vistoria das manchas de óleo no Delta do Parnaíba — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Um navio patrulha da Marinha iniciou na manhã desta segunda-feira (18) uma vistoria no Litoral do Piauí. De acordo com a Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), no domingo (17), durante sobrevoo na região do Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas, foram avistadas novas manchas de óleo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima que existe cerca de uma tonelada da substância nesse santuário ecológico.

A previsão é que até terça-feira (19) a Marinha monitore os 66 km da costa. Ainda no domingo (17), a Marinha divulgou que foram retiradas mais de três toneladas de resíduos oleosos com os trabalhos de limpeza de praias em Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, desde o início do monitoramento em setembro.

Manchas de óleo na Pedra do Sal, em Parnaíba — Foto: Roberto

Manchas de óleo na Pedra do Sal, em Parnaíba — Foto: Roberto

O reaparecimento de manchas de óleo no Delta do Parnaíba foi confirmado na sexta-feira (15) pela Marinha do Brasil, sendo a primeira vez na área que pertence ao estado do Piauí, na Praia do Pontal, em Ilha Grande. No sábado (16), manchas de óleo atingiram mais praias e ilhas do santuário. Equipes do Piauí e Maranhão iniciaram limpeza dos pontos afetados para evitar que os fragmentos cheguem aos mangues.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS